Ipece recebe inscrições para seleção de projetos de pesquisas

12 de março de 2018 - 09:29

A partir desta sexta-feira (09) – até 28 de março – estão abertas as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa destinados a estudantes de graduação e pós-graduação em instituição de ensino superior, autorizada ou reconhecida pelo Ministério da Educação (Mec) e que tenham interesse em elaborar monografia, dissertação e tese em parceria com Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP), que está sendo criado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A informação é do diretor Geral do Instituto, professor Flávio Ataliba, acrescentando que a portaria que cria o CAPP e o edital que trata das vagas destinadas aos estudantes estão sendo publicados hoje (09) no Diário Oficial do Estado.

Ao todo, são 20 vagas divididas na seguinte forma: até cinco monografias para alunos da graduação; até dez dissertações para alunos do mestrado e até cinco teses para alunos do doutorado. A seleção abrange temas de estudos preferencialmente relacionados à análise e à avaliação de políticas públicas referentes às seguintes áreas envolvendo o estado do Ceará: agricultura familiar; agronegócio; comércio internacional; desenvolvimento econômico; políticas públicas educacionais; finanças públicas; geografia econômica; gestão pública; infraestrutura; mercado de trabalho; política industrial; políticas sociais; regulação econômica; políticas de saúde pública; e violência e segurança pública.

Os candidatos selecionados terão a contribuição técnica do IPECE, não excluindo a orientação dada pelo professor da instituição de ensino superior de origem do proponente. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.ipece.ce.gov.br. Os documentos necessários para a inscrição on line: formulário de inscrição preenchido a ser disponibilizado no site do IPECE; carta de apresentação do orientador acadêmico; projeto de trabalho e histórico escolar atualizado.

Serão premiados até 20 (vinte) projetos executados de monografia, dissertação ou tese, no valor total de R$ 40 mil, distribuídos da seguinte forma: R$ 3 mil para cada um dos autores das cinco melhores teses; R$ 2 mil para cada um dos autores das dez melhores dissertações e R$ 1 mil para cada um dos autores das cinco melhores monografias.

CAPP

De acordo com o Flávio Ataliba, o CAPP tem por objetivo, dentre outras atribuições, disseminar a importância da avaliação das políticas públicas no estado do Ceará; ajudar as secretarias, órgãos e entidades a desenhar, monitorar e avaliar os principais programas no Governo do Estado do Ceará, assim como aqueles frutos de instrumentos de cooperação com os demais entes da Federação e entidades privadas; publicar os resultados das avaliações dos programas com suas metodologias e bases de dados utilizados; capacitar os gestores públicos e técnicos com técnicas e metodologias de avaliação e propor a realização de acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos congêneres com instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, que tenham como objetivo a avaliação de impacto das políticas públicas.

Também diz respeito ao CAPP fortalecer a integração com a comunidade científica local e nacional, permitindo o acesso às instalações do CAPP, facilitando assim a interação com técnicos do estado do Ceará com vistas à troca de informações e ao acesso mais rápido a base de dados disponíveis; propor a concessão de bolsas de pesquisas e premiações a estudiosos locais e nacionais em temas de interesse do estado do Ceará; coordenar o processo de aferição estratégica do desempenho do estado do Ceará; realizar avaliação ex post aprofundada de projetos de investimento e explorar e analisar dados geosocioeconomicos do Estado.

O CAPP é composto pelos Diretores da Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC), da Diretoria de Estudos Sociais (DISOC), da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP), do Gerente da Gerência de Estatística, Geografia e Informação (GEGIN) e ocupantes de cargos de provimento em comissão nelas lotados, bem como pelos Analistas de Políticas Públicas. Já a coordenação do Centro é escolhida pelo Diretor Geral do IPECE dentre os seus membros para um período de dois (dois) anos, permitida a recondução. As áreas de atuação do Centro envolvem principalmente as avaliações de impactos econômicos e sociais de políticas públicas e de desempenho de gestão por resultados.

Acesse o Edital 001/2018 aqui.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrições.

Assessoria de Comunicação do Ipece