A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), criada pela Lei 14.335 de 2009, é um órgão da Administração Direta, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), que desenvolve ações de capacitação para os gestores, servidores e empregados públicos, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e agilidade do serviço público no Estado do Ceará.
Objetivos
– Buscar estratégias integradas de formação, qualificação e educação corporativa, reforçando o aperfeiçoamento das capacidades técnicas operacionais, especialmente orientadas para a adoção e adaptação de novos conhecimentos e tecnologias em gestão pública;
– Contribuir com o planejamento e execução de cursos, oficinas, palestras, seminários e ações afins propostas pelas setoriais na área de gestão pública;
– Criar espaços de parceria, intercâmbio de experiências, informações, articulação, envolvendo as instituições de diversas instâncias no âmbito do governo municipal, estadual e federal;
– Colaborar com o fortalecimento das redes de escolas de governo no âmbito estadual, nacional e internacional.
Competências
– Elaborar, coordenar, executar, controlar e avaliar programas, projetos e ações de educação em gestão pública para servidores públicos;
– Coordenar eventos corporativos relacionados à formação e valorização dos servidores públicos;
– Promover e estimular a reflexão sobre gestão pública, favorecendo o desenvolvimento de novos conhecimentos e suas aplicabilidades, através de estudos científicos, pesquisas e atividades de extensão;
– Prestar assessoria técnica e consultoria especializada para instituições governamentais, objetivando a formação de competências em gestão pública, sem prejuízo de suas atividades diretas de educação corporativa.
Eixos Temáticos
- Administrativo-financeiro;
- Controle Interno;
- Desenvolvimento sustentável;
- Gestão e desenvolvimento de pessoas;
- Modernização organizacional;
- Planejamento, orçamento e finanças;
- Previdência;
- Tecnologia da Informação e Comunicação.
Programas
Ao longo desses onze anos de existência, a Escola de Gestão Pública desenvolveu dois programas específicos: o Programa de Formação e Programa Qualidade de Vida.
O Programa Qualidade de Vida, que foi coordenado pela EGPCE até junho de 2018 e, desde então, é desenvolvido pela Seplag, promove atividades socioculturais em datas comemorativas, palestras, premiações e a realização da Semana do Servidor Público Estadual.
O Programa de Formação continua a ser desenvolvido pela EGPCE e visa adequar as competências dos servidores e empregados públicos aos objetivos das instituições. Por meio dele, são realizados cursos livres, presenciais e a distância, seminários, palestras, congressos e outras atividades afins.
A Escola de Gestão Pública consolida-se, dia após dia, como um espaço de formação, capacitação, atualização, intercâmbio, debate, produção e divulgação de saberes em gestão pública.