A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), criada pela Lei 14.335 de 2009, é um órgão da Administração Direta, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), que desenvolve ações de capacitação para os gestores, servidores e empregados públicos, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e agilidade do serviço público no Estado do Ceará.

Objetivos

– Buscar estratégias integradas de formação, qualificação e educação corporativa, reforçando o aperfeiçoamento das capacidades técnicas operacionais, especialmente orientadas para a adoção e adaptação de novos conhecimentos e tecnologias em gestão pública;

– Contribuir com o planejamento e execução de cursos, oficinas, palestras, seminários e ações afins propostas pelas setoriais na área de gestão pública;

– Criar espaços de parceria, intercâmbio de experiências, informações, articulação, envolvendo as instituições de diversas instâncias no âmbito do governo municipal, estadual e federal;

– Colaborar com o fortalecimento das redes de escolas de governo no âmbito estadual, nacional e internacional.

Competências

– Elaborar, coordenar, executar, controlar e avaliar programas, projetos e ações de educação em gestão pública para servidores públicos;

– Coordenar eventos corporativos relacionados à formação e valorização dos servidores públicos;

– Promover e estimular a reflexão sobre gestão pública, favorecendo o desenvolvimento de novos conhecimentos e suas aplicabilidades, através de estudos científicos, pesquisas e atividades de extensão;

– Prestar assessoria técnica e consultoria especializada para instituições governamentais, objetivando a formação de competências em gestão pública, sem prejuízo de suas atividades diretas de educação corporativa.

Eixos Temáticos

Programas

Ao longo desses onze anos de existência, a Escola de Gestão Pública desenvolveu dois programas específicos: o Programa de Formação e Programa Qualidade de Vida.

Programa Qualidade de Vida, que foi coordenado pela EGPCE até junho de 2018 e, desde então, é desenvolvido pela Seplag, promove atividades socioculturais em datas comemorativas, palestras, premiações e a realização da Semana do Servidor Público Estadual.

O Programa de Formação continua a ser desenvolvido pela EGPCE e visa adequar as competências dos servidores e empregados públicos aos objetivos das instituições. Por meio dele, são realizados cursos livres, presenciais e a distância, seminários, palestras, congressos e outras atividades afins.

A Escola de Gestão Pública consolida-se, dia após dia, como um espaço de formação, capacitação, atualização, intercâmbio, debate, produção e divulgação de saberes em gestão pública.