Liderança como diferencial estratégico para as organizações

21 de fevereiro de 2018 - 10:13 # # # # #

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, almejam bons resultados. Entretanto, reunir pessoas em torno de metas, de objetivos comuns, não é tão fácil. E para engajar pessoas organizações precisam de líderes. É o que afirma o especialista em administração do Recursos Humanos e instrutor do curso Liderança e Autodesenvolvimento da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Augusto Almeida Cruz.

Para o especialista, um gestor que age como líder consegue ter uma equipe coesa, que trabalha com mais foco e motivação, e não pessoas que trabalham forçadamente sem um propósito coletivo. “Todo líder pode ser um chefe, mas nem todo chefe consegue ser um líder”, acrescenta. Assim, a gestão que lidera faz com que os resultados obtidos contribuam ainda mais para o desenvolvimento da organização.

Liderança e Autodesenvolvimento

Se liderança é uma estratégia que precisa ser adotada, como encontrar os líderes? A resposta pode estar no incentivo à formação profissional. É preciso formar líderes, oferecendo desenvolvimento das competências, para possibilitar que conhecimento técnico, habilidade e atitude dialoguem, aponta Augusto.

“Na Escola de Gestão Pública estamos desenvolvendo uma formação muito interessante. O módulo de Liderança e Autodesenvolvimento, ofertado dentro do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública, amplia o pensamento de gestores e servidores sobre o conceito de liderança, sem desconsiderar o aperfeiçoamento técnico”, destaca.

                                            Turma do Curso Liderança e Autodesenvolvimento

Além da liderança, o autodesenvolvimento é outro tema destacado pelo instrutor. Líderes precisam de equipes que compreendam a importância do papel que desempenham, principalmente no setor público. A mudança de atitude pode ajudar o profissional a ver o trabalho como uma ação que gera impacto direto na sociedade.

Formação em liderança para o Setor Público

Iniciado em 2017, o Programa de Formação Executivo em Gestão Pública, promovido pela EGPCE, já ofertou mais de 11 turmas do curso Liderança e Autodesenvolvimento. Ao todo, mais de 270 servidores públicos já foram capacitados. Em 2018, a EGPCE continuará a investir no desenvolvimento profissional dos servidores e na formação de líderes para o setor público.