Medalha e Prêmio do Mérito Funcional

Agraciados 2015

 

Martha Oliveira de Matos Cavalcante

Órgão: Secretaria da Saúde (SESA) / Hospital São José – HSJ

Ação: Projeto Arte Educação em Saúde. Tem como objetivo propiciar um atendimento humanizado aos pacientes internados, utilizando a arte-educação, de forma a propiciar redução do estresse, o estímulo à criatividade, ao autoconhecimento, a melhoria da autoestima e o fortalecimento da imunidade dos pacientes.

 

 

Sandra Silva de Oliveira

Órgão: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Ação: Processo informatizado das cobranças do ICMS nas operações Interestaduais – integração CEVR / SITRAM. Trata-se de um procedimento de integração do Catálogo de Valores de Referência (CERV) com o Sistema de Trânsito de Mercadoria (SITRAM), que facilita a arrecadação rápida e segura para atender a crescente demanda dos contribuintes, permitindo aos mesmos, maior velocidade no recebimento de suas mercadorias.

 

 

Tarso de Castro Gonçalves Leite

Órgão: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) / Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

Ação: Sistema de Gestão de Contratos da AESP. Criação e implantação de uma ferramenta intuitiva e de fácil navegabilidade, com recursos que permitem o cadastro de dados e ações de acompanhamento dos contratos da AESP, mantendo um arquivo destes dados para consulta posterior, e incrementando a transparência na área.

 

 

Agraciados 2016

 

Francisco Silva Maia

Órgão: Polícia Civil do Ceará (PCCE)

Ação: Uma Ciranda pela Vida, de mãos dadas contra as drogas. O curso Prevenção à Violência e do uso indevido de Drogas estimulou a participação de profissionais de segurança, educação, saúde e sociedade civil no desenvolvimento de estratégias e prevenção às drogas e à violência sexual

 

 

Maria Cristina de Moura Góes

Órgão: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Ação: Selo de Controle da Água: Tributo Promovendo Qualidade de Vida. A ideia do Selo surgiu diante da necessidade de atender às demandas da sociedade: de um lado os cidadãos buscando transparência sobre a procedência da água consumida, e, do outro, as entidades representativas das empresas que reclamavam da concorrência desleal, e, ainda, sob a diretriz que a gestão estadual busca: uma vida melhor para os cidadãos cearenses. Diante disso, sob uma gestão ética, eficiente e participativa da sociedade, foi concebido o Selo Fiscal de Controle, ação justificada pelo interesse do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

Mirko Antônio Nunes Morais

Órgão: Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE)

Ação: Aplicativo Móvel para monitorar Serviços de Campo da Cagece. O aplicativo automatizou o processo de execução dos serviços de campo, ele possibilitou que o acompanhamento em tempo real das equipes, gerando economia de recursos, e fez com que o processo de execução de serviços ficasse mais transparente para todos os envolvidos, desde os funcionários da CAGECE até a sociedade

 

 

Manoel Mota Barreto Filho

Órgão: Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Ação: Implementação do Plano de Metas e Resultados na Escola de Ensino Médio de Irauçuba. O Plano o Plano de Metas e resultados, que resultou na Premiação de ‘Primeira Escola do Brasil do Enem, no grupo do Indicador Socioeconômico Muito Baixo’. O plano tem como modelo a gestão de ações que visam o desenvolvimento das competências e habilidades cobradas nas avaliações externas e desenvolvimento do aluno. A ação inovou a partir da transformação das feiras de ciências, cultura e artes em eventos fundamentais da escola, o que elevou a autoestima dos alunos e seus resultados.

 

 

José Ademir Monteiro

Órgão: Departamento Estadual de Rodovias (DER)

Ação: Transformando Vidas e Impactando Pessoas. A iniciativa atraiu parceiros que pudessem colaborar voluntariamente nas atividades esportivas e de socialização dos conhecimentos e saberes populares relacionados com o cultivo e utilização de plantas e de ervas medicinais. Atualmente, o projeto beneficia servidores, terceirizados, aposentados e moradores da comunidade.

 

 

Agraciados 2017

 

Francisco Márcio Cavalcante Mamede

Órgão: Companhia de Integração Portuária do Ceará (Ceará Portos)

Ação: Museu Virtual do Pecém. Surgiu da ideia de fazer um resgate histórico do Porto do Pecém, valorizando, ao mesmo tempo, a história e memória da região que recebeu esse importante impulsionador da economia cearense, que é o Complexo Portuário do Pecém. Arquivos de fotos, descrições, documentos e outros itens foram compilados, organizados e disponibilizados de forma acessível à sociedade, contribuindo para a constituição de um espaço de resgate, preservação e disseminação da história de uma região e do Estado.

 

 

Gleidson Sobreira Leite

Órgão: Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)

Ação: Sistema de Investigação do Ministério Público do Estado do Ceará – SIMPCE. Foi criado com o objetivo de diminuir a burocracia e o tempo necessário para realização das atividades de coleta e análise de informações, acarretando consequentemente na agilidade de resultados, redução do tempo e recursos necessários para a realização de diversas atividades. Assim, o SIMPCE possibilitou que diversos procedimentos internos de investigação, coleta e análise de dados realizados por procuradores, promotores e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará, principalmente nos órgãos de investigação GAECO e PROCAP.

 

 

Klenyo Savyo Nascimento de Sousa

Órgão: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Ação: Biblioteca SSPDS. Surgiu para levar aos profissionais uma forma de lazer e de descompressão mental, sem a necessidade de muito esforço e a custo zero. Além disso, uma possibilidade de reduzir o stress, provocado pelas atividades desenvolvidas por esses trabalhadores, as quais são decorrentes da própria missão estatal que abraçaram.

 

 

Magno Soares da Mota

Órgão: Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Ação: Criação e Implementação do Sistema Convocatória online de Professores Temporários. Criado para garantir agilidade na convocação de professores, que participaram de seleção pública simplificada de provas e títulos para composição de banco de docentes na Secretaria da Educação do Ceará. A Convocatória Online permite o registro do docente interessado na vaga de qualquer local, mantendo a eficiência, transparência, publicidade, legalidade, impessoalidade e comodidade para os integrantes do banco. Para tanto, utilizam-se do computador e/ou mesmo de smartphone com acesso à internet.

 

 

Najla Clécia Mota Cavalcante Scaccabarozzi

Órgão: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Ação: Virtualização de Processos – VIPROC. A ideia do VIPROC é dar uma maior transparência e agilidade às solicitações e aos acompanhamentos dos processos pelos cidadãos e pelas empresas. Além disso, há redução do fluxo dos papéis na Organização e da extração de relatório gerenciais das demandas solicitadas. Com o VIPROC, a gestão e a tramitação dos processos passaram a ser virtual, gerando redução do consumo de papel, agilidade nas tramitações, redução do espaço físico para manipulação e arquivos de documentos, controle de padronização dos documentos e redução dos custos tanto para o contribuinte quanto para a SEFAZ.

 

Agraciados 2018

 

Marcos Antônio Marinho Russo

Órgão: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Ação: Portal do Comando Avançado – PCA APK. O Portal foi criado para fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS. Desse modo, facilita as consultas a pessoas e veículos, proporcionando uma abordagem rápida e precisa e a geração de dados em tempo real para alta gestão. Ademais integra os serviços disponibilizados para os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

 

Gleidson Sobreira Leite

Órgão: Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)

Ação: Relatórios de Inteligência Automatizados e Sistema de Gráfico de Vínculos. Ferramenta que realiza todo um fluxo de atividades em segundos. Essa normalmente, levava-se um período de tempo de dias, semanas ou meses, com essa ferramenta, as equipes podem dedicar-se mais tempo às atividades fins da instituição.

 

Magno Soares da Mota

Órgão: Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Ação: Implementação do Sistema (SIGERH) para emissão das declarações de vínculo funcional. O SIGERH, que emite declaração de vínculo funcional, por meio eletrônico, otimizou o tempo gasto pelos técnicos e o deslocamento dos professores da Secretaria da Educação de todo o Estado para as CREDES, SEFOR e COGEP. Após a ação implementada em 2017, as declarações começaram a ser impressas pelos próprios profissionais em menos de 5 minutos. Assim, a iniciativa tem proporcionado mais agilidade e menos burocracia.

 

Robervânia da Silva Barbosa

Órgão: Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE)

Ação: Utilização de tecnologia adaptada para verificar o uso do sistema de esgoto nas residências. Substituição do procedimento tradicional de verificação de imóveis interligados à rede de esgoto com o uso de alavancas recuperação/reposição das tampas, pela tecnologia, com câmera sonda conectada à smartphone, que armazena imagens e filmagens por meio do aplicativo CameraFi, ou seja, observa-se a caixa não por meio integral, mas por imagens obtidas pelo aplicativo.