Modalidades de Ensino

 
Os eventos de Educação Corporativa da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE são ofertados nas seguintes modalidades:

 

I. Presencial:

Nessa modalidade as atividades formativas são realizadas nas salas de aula, auditórios e laboratórios, preferencialmente nas dependências da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, em datas e horários estabelecidos na programação da EGPCE.

 

II. A Distância – EaD:

Nessa modalidade os alunos podem assistir à aula de acordo com sua disponibilidade de tempo, pois os conteúdos são gravados e/ou apresentados para leitura na plataforma Moodle. Para essa forma de ensino, as avaliações têm um prazo determinado e encontram-se disponibilizadas para que o aluno possa realizar no momento que preferir. Na EGPCE, os cursos são autoinstrucionais (sem tutoria), ou seja, o aluno navega livremente, ao longo da vigência do curso, pelos conteúdos apresentados em cada módulo, sem auxílio e/ou orientação de tutor.
Os cursos dispõem de uma avaliação final, na qual será necessário atingir a pontuação mínima de 60% para aprovação e obtenção de certificado.
Além disso, há uma avaliação de reação, na qual o aluno poderá apresentar elogios, críticas e sugestões ao curso.

 

III. On-line – Ensino Remoto:

Essa modalidade de ensino envolve aulas síncronas, ou seja, acontecem em tempo real. Isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual. Na EGPCE, as plataformas mais utilizadas são Google Meet e Zoom.

 

IV. Híbrida:

É a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. Um dos métodos mais utilizados de ensino híbridos é a Sala de aula invertida. Nesse método, a ideia é que o aluno estude o conteúdo disponível em meio virtual e, na sala presencial se dará a interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.