EGPCE realiza live: Câncer de Próstata: Conscientização e Prevenção

1 de dezembro de 2021 - 10:43

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) realizou na tarde desta terça-feira (30), a live Câncer de Próstata: Conscientização e Prevenção, em alusão à campanha do novembro azul.

O Dr. Gabriel Lima ministrou a palestra mediada pela coordenadora pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz. Abrindo o momento, a coordenadora mencionou a importância do tema frisando o ranking nacional: “No Brasil, o câncer de próstata chega a ser o segundo que mais acomete os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Então é um tema que merece reflexão”, destacou ela.

Na live foi explanado como surgiu a data da campanha novembro azul, a relevância dos exames periódicos e como são feitos, além de como identificar o câncer de próstata e suas formas de tratamento. Além disso, foi promovido um debate acerca dos mitos e verdades relacionados à doença. Tudo foi discutido por meio de uma linguagem simples de modo que todas as informações foram bem compreendidas.

O Dr. Gabriel listou os principais sintomas que podem identificar o câncer: Obstrução urinária, frequência de urina e dor. Salientou a relevância da realização de exames de rotina para a otimização do tratamento perante o tempo de descoberta. “ O tumor de próstata é atualmente um tumor altamente tratável. Em casos iniciais a taxa de cura chega a 95%, a detecção precoce é o primordial para a cura.” Explica o médico.

Dados sobre o câncer de próstata no Brasil:

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Estimativa do INCA é de que ocorram 1.130 novos casos da doença neste ano. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV.

Fonte dos dados: INCA.