Gestores da Seplag e vinculadas participam de capacitação na EGPCE

27 de fevereiro de 2018 - 16:10 # # # # #

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, cerca de 30 gestores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e das vinculadas participaram de oficinas com foco em projetos e indicadores. A formação foi realizada na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

No primeiro dia de oficina, os gestores foram apresentados ao processo de subdivisão das entregas e do trabalho de um projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Os participantes também puderam discutir sobre como melhor definir padrões de entregas, marcos, prazos dos projetos.

A oficina teve o objetivo de nivelar conhecimentos sobre Estrutura Analítica de Projeto com os principais gestores da Seplag e vinculadas a fim de que os planos de ação, instrumentos de gestão, possam ser monitorados com o mesmo nível de agregação entre as equipes executoras dos planos.

De acordo com o instrutor Facundo Barbosa, responsável pela oficina Estrutura Analítica de Projetos, projetos precisam ter constante monitoramento e os gestores devem estar atentos às possíveis mudanças de cenários, para evitar que, ao final de um projeto, o produto entregue não tenha mais valor.

Já no segundo e último dia, o instrutor Alexsandre Lira Cavalvante apresentou os conceitos de indicadores e os principais requisitos para sua especificação durante a oficina Elaboração e Definição de Indicadores. O intuito é que, a partir do conhecimento adquirido em sala, os gestores utilizem os padrões de requisitos para a identificação e estabelecimento de indicadores para os principais processos da Seplag e vinculadas.