EGPCE debate avaliação durante programação da EVAL2018

11 de junho de 2018 - 15:58 # # # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participou, de 4 a 8 de junho, da Semana da Avaliação na América Latina e Caribe – EVAL2018, uma iniciativa do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a América Latina e Caribe – CLEAR LAC, que contou com o apoio de diversas instituições internacionais, objetivando a promoção de diferentes atividades de reflexão e discussão sobre a avaliação e o monitoramento para a Administração Pública da região.

Ao longo da programação, a EVAL2018 reuniu mais de 178 instituições de 19 países, com uma agenda diversa que mobilizou acadêmicos, gestores públicos, membros da sociedade civil, consultores e avaliadores para compartilhar e discutir estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o fortalecimento de políticas, programas e projetos públicos na América Latina e Caribe.

EVAL2018 no Ceará

No Ceará, o evento foi realizado pelo Escola de Administração Fazendária – Centresaf Ceará, em parceria com o Ministério da Fazenda, Ministério Público da União, Secretaria do Planejamento e Gestão e as instituições que compõem a Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará. A programação foi estruturada para vários públicos, composta por um seminário, duas mesas-redondas, três cursos e uma conferência.

A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Lúcia Siebra, esteve presente no evento e participou da programação como coordenadora de mesa-redonda Necessidades de TD&E: Avaliação ou Invenção? e expositora na mesa-redonda Eficácia ou formalismo? Das intenções e resultados da avaliação institucional em escolas de governo.

Na conferência de encerramento, realizada no dia 8 de junho, a Escola de Administração Fazendária – Centresaf Ceará capitaneou a assinatura de uma carta de intenção que teve como uma das propostas a inclusão do Centresaf Ceará na Rede de Escolas de Governo do Ceará. Na ocasião, representando a diretora da EGPCE, o coordenador pedagógico Daniel Marinho assinou a carta.

Rede de Escolas

A Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

As Escolas de Governo que constituem a Rede são:

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE); Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC/TCE); Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC); Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE); Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR); Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR); Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH).