ENAP e EGPCE realizam curso sobre Análise e Melhorias de Processos

12 de novembro de 2018 - 15:45 # # #

Com o objetivo de reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará EGPCE), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), promoveu, de 5 a 9 de novembro, o curso Análise e Melhorias de Processos.

Ministrado por José Assumpção Rodrigues, Mestre em Engenharia de Produção e a Gerente Técnico de Processos e Sistemas e Especialista em Regulação na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o curso propôs identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos, o perfil necessário ao gestor e membros da equipe, além de aplicar o método de gerenciamento de processos em sala de aula.

Segundo o instrutor, a capacitação sobre processos é o primeiro passo para a Gestão por Processos, que deve ser implementada no intuito de fazer com que as instituições desenvolvam o trabalho com menos recursos e mais valor, gerando resultados para o cliente final. “As rotinas de trabalho precisam ser conhecidas, padronizadas e medidas para termos subsídios suficientes para melhorá-las”, complementou.

Para o Analista financeiro da Secretaria das Cidades, Marcos André Teixeira, conhecer mais sobre a evolução dos modelos de gestão, fundamentos da gestão por processos e planejamento e ferramentas vai ser importante para implementar a Gestão por Processos na Coordenadoria Administrativo-Financeira (COAFI), setor onde atua na SCidades.

“Quando eu terminei o curso sobre BPM, que também foi ofertado pela ENAP, fiquei sabendo que esse seria realizado. Durante esse curso percebi que não é fácil implementar a Gestão por Processos, mas vale a pena aprender para aplicar a metodologia no trabalho”, afirmou.