II Semana de Avaliação em Escolas de Governo abordou Treinamento, Desenvolvimento e Educação

7 de junho de 2019 - 09:33 # # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aesp

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participou, nos dias 4, 5 e 6 de junho, da II Semana de Avaliação em Escolas de Governo, realizada na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Com o objetivo de contribuir sobre Monitoramento e Avaliação (M&A) e esforços de aprendizado globalmente, o evento fez parte da Semana de Avaliação gLOCAL, uma iniciativa coordenada pela Clear.

A Clear é um programa global de desenvolvimento de capacidade que reúne instituições acadêmicas e parceiros doadores para promover a coleta, medição, análise e subsequente uso de evidências sólidas na tomada de decisões políticas e programáticas dos países em desenvolvimento. Com foco no bem público e em uma rede mundial, o programa busca ajudar os governos a capacitar a nível nacional, regional e local para medir o progresso e os resultados do desenvolvimento, fortalecer a formulação de políticas baseadas em evidências e aumentar a responsabilidade e a transparência do governo.

Treinamento, Desenvolvimento e Educação

A diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, esteve presente e participou da programação do evento, ministrando o workshop “Análise do Impacto de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) através da Avaliação de Resultados Organizações”. Além da diretora, também participaram da Semana de Avaliação a Assessora de Desenvolvimento Institucional (ADINS), Flávia Livino, o Orientador da Célula de Educação Presencial, Elvis Rodrigues e a Articuladora da ADINS, Jordana Gondim.

Para o coordenador-geral da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, Juarez Gomes Nunes Junior, o evento é importante para o desempenho das escolas. “Esse momento é extremamente importante para as escolas de governo, porque a gente faz uma introspecção dos nossos problemas, das nossas dificuldades, e aí começamos a trocar ideias, a discutir os temas e vamos percebendo o que precisamos corrigir de atitudes, aquilo que a gente precisa adequar de forma mais efetiva, para dar o resultado que essas escolas precisam. Essa socialização é o fundamento para que a gente possa raciocinar”, avaliou Juarez.

Rede de Escolas

A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vistas a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Doze escolas de governo integram a Rede são:

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp;

Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização – EGPR;

Escola de Gestão Pública do Ceará – EGP;

Escola de Justiça Eleitoral do Ceará – Eje;

Escola de Saúde Pública – Esp;

Escola Nacional de Administração Pública- Enap

Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará – Esdep;

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – Esmec;

Escola Superior do Ministério Público do Estado – ESMP;

Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo – IPC;

Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza – Imparh;

Universidade do Parlamento Cearense – Unipace