Modelo de Gestão para Resultados do Ceará concorre a prêmios nacionais

25 de julho de 2019 - 16:18 # # #

Conteúdo produzido pela Assessoria de Comunicação da Seplag: Fernanda Teles e Luiz Pedro Neto

O trabalho foi desenvolvido na Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Célula de Gestão para Resultados.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para implementação do Modelo de Gestão para Resultados no Governo do Ceará é destaque nacional na área de planejamento. Este ano, por exemplo, o modelo está concorrendo a dois prêmios nacionais: Excelência em Competitividade e Inovação no Setor Público. O trabalho foi desenvolvido na Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Célula de Gestão para Resultados.

O primeiro prêmio é promovido pelo CLP – Liderança Pública e visa reconhecer os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciaram diretamente nos indicadores que compõem o ranking de competitividade.

O segundo é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia. O objetivo é reconhecer as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividade cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que geram melhorias na gestão das organizações e políticas públicas.

Para Avilton Júnior, coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão, “Este é o reconhecimento de um trabalho que nossa equipe tem arduamente realizado, na perspectiva da promoção de um intenso processo de discussão estratégica em quase todos os órgãos do governo estadual, e que tem servido de inspiração para outras unidades da federação”.

Além da participação nos dois concursos, a equipe produziu quatro artigos técnico-científicos a serem apresentados em eventos de relevância no cenário nacional. No Congresso Internacional de Desempenho no Setor Público, programado para Florianópolis (SC), estarão os artigos “A cultura de resultados e os resultados da cultura”, “Orçamento para Resultados: a experiência do Estado do Ceará” e “Acordo de Resultados: processo decisório baseado em evidências do Governo do Ceará”. No Congresso Nacional de Excelência em Gestão, a ser realizado no Rio de Janeiro, será apresentado o tema “Limites e possibilidades da implementação do modelo de gestão para resultados na administração pública do Ceará”.

Os artigos tiveram organização do servidor Everton Maciel, orientador da Célula de Gestão para Resultados, que produziu o material juntamente com o coordenador Avilton Júnior e os bolsistas Anna Botelho, Giulia Correa, Marcello Milliole, Nathalia Laquini, Renata Duarte e Thiago Piovan.