Workshop de Constelação Sistêmica reuniu servidores de diversas setoriais

24 de outubro de 2019 - 16:39 # # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará promoveu nesta quinta-feira (24) o Workshop de Constelação Sistêmica. Realizada em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a atividade faz parte da programação da Semana Estadual do Servidor Público 2019, que celebra o Dia do Servidor Público Estadual (28/10).

Servidores de diversas secretarias e órgãos vinculados participaram do workshop que foi ministrado pela psicanalista, terapeuta de Constelações Sistêmicas Familiares, Organizacional e Constelação Estrutural e servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Vera Alves. Segundo a instrutora, a  Constelação Sistêmica é uma terapia recente, criada em 1982, que nos ajuda a resolver várias dinâmicas de uma forma breve. Ela traz uma consciência coletiva e apresenta as ordens do amor. “Hoje ela é muito trabalhada dentro das organizações por mostrar diversos ângulos dos problemas”, explicou.

Com bom humor e sensibilidade, Vera conduziu a vivência que teve o objetivo de mostrar a aplicabilidade da Constelação Sistêmica na vida e nas organizações. Vivência que emocionou a assistente social que atua na área de Gestão de Pessoas do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Maria Cleine de Oliveira. “Eu vim participar por curiosidade. Quando ela [instrutora] fez a Constelação com uma moça da turma, eu me emocionei, porque foi uma vivência que me tocou, porque remete à nossa própria vida, à nossa existência e aos problemas que toda família tem e aos que o trabalho traz. Isso nos mostra que temos uma forma de tratar”, afirmou.

Mais

As atividades da Semana Estadual  do Servidor Público continuam até dia 1 de novembro. A programação completa você pode conferir no site