Seplag, Ipece e EGPCE concluem capacitação em Avaliação de Programas Sociais para gestores

5 de novembro de 2019 - 08:24 # # # #

capacitação em Avaliação de Programas Sociais

Mais de 35 gestores e técnicos que atuam em políticas sociais participaram, no período de 29 de outubro a 1º de novembro, da primeira turma do curso Avaliação de Programas Sociais, promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

A capacitação foi realizada com o intuito de melhorar o desenho das políticas que são elaboradas e projetadas nas setoriais e, com isso, dar ainda mais foco e efetividade aos seus resultados. “O Ceará já faz muita coisa na área social, a exemplo do Mais Infância, que se tornou uma referência nacional. No entanto, queremos transformar o Ceará em uma referência nacional não só na política de combate à pobreza voltada para as crianças na primeira infância, mas em todo o ciclo do indivíduo, com políticas de combate à pobreza em todas as idades. E o curso Avaliação de Programas Sociais faz parte dessa estratégia, afirmou o secretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Flávio Ataliba.

Foram selecionados para o curso participantes que trabalham diretamente na elaboração e na execução das políticas sociais desenvolvidas pelo Estado do Ceará. Um dos participantes foi coordenador de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza da Seplag, Freitas Júnior, que avaliou a capacitação como uma experiência muito importante. “Nós, gestores e técnicos do Estado, carecemos muito dessas diretrizes. O curso veio no momento ideal. O conteúdo é denso, extremamente eficaz e ministrado por um quadro de instrutores qualificados. O Ipece, a Escola de Gestão Pública e a Seplag, por meio do Secretário Flávio Ataliba, viabilizaram um curso fundamental e esperamos outras edições”, afirmou Freitas Júnior.

Ao todo, o curso contou com oito módulos. O Módulo I foi ministrado pelo secretário do Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba. O economista Carlos Manso e o pesquisador-visitante da Funcap no Ipece, Patrício Vergara, ministraram o Módulo II e III, respectivamente. O diretor geral do Ipece, João Mário de França, ministrou os Módulos IV e V. O Módulo VI teve como professora a diretora de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Marília Firmiano, que também ministrou o Módulo VII, juntamente com o pesquisador da Funcap no Centro de Análise de Dados e Avaliação de políticas públicas (Capp/Ipece), Vitor Miro Couto Silva. O Módulo VIII foi ministrado pelo analista de políticas públicas do Ipece, Victor Hugo de Oliveira Silva.

De acordo com o diretor geral do Ipece, João Mário Santos, foram quatro dias de intensa imersão numa capacitação inovadora. “Essa capacitação é uma das primeiras que abrangeu os programas sociais, entrando em eixos como indicadores, avaliação executiva, monitoramento e avaliação de impacto”, explicou.

Imersão que trouxe muito conhecimento e vai contribuir para o trabalho da Dogmar Soares, que atua como coordenadora do Programa Mais Infância no Ceará, que em 2019 foi reconhecido como melhor ação em desenvolvimento infantil do país. A premiação foi concedida pela Rede Alumni, que executa o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (ELP), oferecido pelo NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância).

“(O curso) aumentou a minha responsabilidade. Uma vez que o Programa Mais Infância é um projeto muito grande, é um projeto guarda-chuva, porque ele tem projetos próprios, mas também tem projetos executados em secretarias. Então, a forma como eu vou avaliar os projetos que chegam e saem do Programa Mais Infância é com outro olhar. Para ver se ele cumpre as etapas, se é eficiente e eficaz e segue essa gestão por resultados”, destacou.