Secult dá início a ciclo formativo para novos servidores em parceria com a EGPCE

12 de março de 2020 - 16:30 # # # # #

Texto: Assessoria de Comunicação da Secult-CE / Fotos: Salvino Lobo/Secult-CE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) deu início, na tarde desta quinta-feira, 12/3, ao Ciclo Formativo para Novos Servidores, realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). A abertura aconteceu no Theatro José Alencar, com as boas-vindas do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; da secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; da secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Suzete Nunes; e da diretora da Escola de Gestão Pública, Dra. Lúcia Maria Gonçalves Siebra.

“Temos uma agenda de programação bem intensa, para que possamos ter momentos importantes de promoção de uma reflexão sobre as políticas culturais. As pessoas que vão estar ministrando essas aulas e palestras estão trazendo experiências nessas políticas temáticas. Acho que é aproveitar bem esse momento, esse processo”, ressaltou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. O gestor também destacou a presença dos convidados para o Ciclo Formativo. Entre eles a pesquisadora e gestora cultural Marta Porto; a ex-secretária da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão; o professor Alexandre Barbalho; e o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

“Vocês têm todo mérito de ter chegado aqui e têm um caminho longo pela frente. Essa formação faz parte deste caminho. É um momento que vai trazer para vocês a noção do coletivo, de como a politica cultural está organizada. É momento onde se junta os conhecimentos, saberes, as poesias que cada um traz em seu percurso”, destacou, por sua vez, a diretora da Escola de Gestão Pública, Dra. Lúcia Maria Gonçalves Siebra.

Na ocasião, a secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, também apresentou o Plano de Gestão 2019-2022 da Secult “Ceará, Estado da Cultura” aos novos servidores.

Mais sobre o Ciclo de Formação

Com um total de 430 horas/aula, o Ciclo Formativo para Novos Servidores seguirá até novembro de 2020, sendo um momento de qualificação feito por profissionais da cultura, envolvendo coordenadores da Secult e gestores de equipamentos que integram a Rede de Equipamentos da Secretaria, bem como outros profissionais da pasta e convidados especiais.

A programação da formação será dividida em seis blocos temáticos (Política Cultural Cearense,  Seminário sobre os Eixos de Atuação da Secult, Gestão Interna, Visitas Técnicas aos Equipamentos da Secult,  Cursos específicos para Servidores Públicos da Cultura e Cursos Técnicos para Gestão Pública), com um total de 430 horas/aula, acontecendo em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

O concurso da Secult-CE

Mais antiga pasta cultural de um estado brasileiro, a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) ganhou, na última terça-feira (10), o reforço de 96 novos servidores. Empossados pelo governador Camilo Santana em solenidade no Palácio da Abolição, sede do Executivo cearense, os aprovados no primeiro concurso da pasta vão seguir a carreira de analista de cultura nas áreas de artes cênicas, dança, artes plásticas, cinema, letras, música, história, biblioteconomia, museologia, arquivologia, antropologia, sociologia, pedagogia, comunicação social e mídias sociais, além de arquitetura, engenharia e conservação de analista de patrimônio cultural.

Embora seja a primeira secretaria de estado da Cultura do Brasil, instituída ainda em 1966, este é o primeiro Concurso Público realizado para a pasta. É portanto, uma conquista histórica e cumpre a Meta 2 da Lei nº 16.026/2016 do Plano Estadual de Cultura.