Servidores recebem capacitação sobre elaboração do orçamento público

13 de março de 2020 - 11:00 # # #

O curso faz parte de nova trilha formativa estruturada com o objetivo de capacitar gestores e técnicos que atuam nas áreas de planejamento e afins.

Servidores e empregados públicos concluíram, nesta sexta-feira (13), o curso Elaboração do Orçamento Público. O curso integra uma nova trilha formativa estruturada pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), com o objetivo de capacitar gestores e técnicos do poder executivo estadual que atuam nas áreas de planejamento e áreas afins.

A trilha formativa é composta por quatro cursos: Elaboração do Orçamento Público; Processo de Despesa Pública; Gestão de Contratos Administrativos e Suprimento de Fundos. Segundo a instrutora Rosângela Araújo, essa oportunidade de capacitação foi pensada para proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades da gestão pública estadual. “Em 2020, na Escola de Gestão Pública, estamos iniciando essa trilha formativa. Começamos por Orçamento Público porque diz respeito ao planejar, ao que o gestor precisa fazer para mudar a realidade”, explicou.

No primeiro curso, os participantes podem ampliar, desenvolver conhecimentos e discussões com base no conteúdo abordado nos seguintes tópicos: Administração Pública; Conceito de Orçamento Público; Funções do Orçamento Público; Princípios Orçamentários; Fundamentos Legais do Orçamento Público; Instrumentos do Orçamento; Receita Pública; Despesa Pública; Elaboração da Proposta Orçamentária; Execução Orçamentária e Financeira e Controle na Administração Pública.

Para Joizia Lima, que atua como articuladora na secretaria executiva de planejamento e controle interno da Secretaria da Educação (Seduc), participar do curso foi uma experiência importante para a sua atividade de trabalho. “A trilha de formação é uma muita bem-vinda porque ela dá um suporte e formação para atuação dentro das secretarias. Hoje é um desafio nessa área de planejamento, de controle de despesas e de controle de custos. A gente precisa muito aperfeiçoar e avançar nessa área”, destacou.