Coordenadorias da Seplag recebem capacitação sobre gestão da rotina dos processos

16 de março de 2020 - 15:59 # # #

A capacitação faz parte da segunda fase do Projeto de Implantação da Gestão por Processos, capitaneado pela Seplag.

Representantes de todas as coordenadorias da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) participaram, de 2 a 6 de março, do curso Gestão Por Processos – Módulo Gestão da Rotina. A capacitação faz parte da segunda fase do Projeto de Implantação da Gestão por Processos no Estado do Ceará.

Em andamento desde 2019, o projeto é uma iniciativa da Seplag, realizada pela Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), por meio da Célula de Gestão por Processos, com o objetivo de promover o gerenciamento dos processos pelos órgãos/entidades do Governo do Ceará  promovendo melhorias nos resultados.

A implementação do projeto está dividida em três fases: visão sistêmica da organização; gestão da rotina e transformação de processos. A capacitação dos servidores é fundamental em todas as fases. Por isso, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) atua como instituição parceira na oferta dos cursos.

Capacitação para Coordenadorias da Seplag

O orientador da Célula de Gestão por Processos da Comge e instrutor do curso, Ricardo Ribeiro, explicou a importância de também ofertar o Módulo Gestão da Rotina para uma turma de representantes das Coordenadorias da Seplag. “A capacitação foi realizada por meio de oficina participativa, na qual os participantes, além de adquirirem o conhecimento teórico, colocam em prática todo o conteúdo repassado. Esse modelo de capacitação nos permite tornar o treinamento mais dinâmico e gerar produtos reais que serão implementados nas respectivas coordenadorias”, disse.

No curso, os participantes adquiriram conhecimento para desenvolver atividades referentes à gestão da rotina dos processos, que é constituída de atividades realizadas continuamente, com o objetivo de assegurar o cumprimento dos padrões definidos e de identificar desvios a serem mitigados a fim de gerar aumentos incrementais de desempenho (refinamento ou ajuste) ou identificar necessidade de projetos para transformação do processo.