Enap disponibiliza curso gratuito sobre Linguagem Simples

27 de julho de 2020 - 11:11 # # # # #

 

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a jornalista e pesquisadora Heloisa Fischer, desenvolveu e disponibilizou o curso a distância Primeiros passos para uso de Linguagem Simples. O curso é gratuito e aberto para servidores públicos e cidadã(o)s.

No curso, os participantes vão aprender a elaborar textos informativos utilizando a Linguagem Simples, técnica de redação que contribui para que os textos oficiais sejam simplificados a fim de destacar o que é importante e dispensar o burocratês. A Linguagem Simples também é uma causa social que defende o direito de todas as pessoas compreenderem informações que orientam suas vidas.

As inscrições para o curso devem ser feitas no portal Escola Virtual.Gov (EV.G) da Enap, clique aqui

Conteudista

Heloisa é jornalista, pesquisadora, radialista e fundadora da Comunica Simples, assessoria de aprendizagem especializada na técnica de redação Linguagem Simples (Plain Language) para facilitar o acesso a informações de interesse coletivo.

No início de 2020, Heloisa esteve em Fortaleza a convite do Governo do Ceará, por meio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados, para ministrar uma oficina com o objetivo de apresentar a técnica de Linguagem Simples e mobilizar servidores e gestores do poder executivo estadual para essa causa social.

Na oportunidade, a jornalista participou do podcast Cearenseando e falou sobre a importância da Linguagem Simples. Clique aqui para ouvir o episódio #15 – Linguagem Simples para aproximar governo e cidadão

Parceria EGPCE e ENAP

Com o objetivo de disseminar o conhecimento em gestão pública e garantir a capacitação profissional dos servidores e empregados públicos, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) assinou o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Essa adesão institucional estabelece a oferta do catálogo de cursos da Escola Virtual.Gov (EV.G) da Enap para servidores estaduais.

O portal EV.G foi criado em 2017 com o objetivo de garantir a continuidade da capacitação e aperfeiçoamento a distância de servidores e cidadãos. Para isso, disponibiliza cursos das principais escolas de governo e centros de capacitação em Administração Pública do país. Nesse primeiro momento, a parceria entre EGPCE e Enap vai permitir que os servidores estaduais participem dos cursos oferecidos pela EV.G e recebam certificação. Além disso, o Termo de Adesão também prevê serviços como a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados para as instituições parceiras.