Contágio cai e plano de retomada da economia prossegue no Ceará

24 de agosto de 2020 - 13:00 # # # # #

Daniel Hecrulano - Texto Ascom Casa Civil e Tatiana Fortes - Fotos


Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira (21), o governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou as diretrizes do novo decreto estadual, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (24). De acordo com o dispositivo, todas as cidades cearenses devem permanecer na fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais em que se encontram no momento. A decisão foi anunciada pelo governador após decisão do Comitê Científico criado para discutir ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Ceará. No vídeo, o governador aproveitou para exaltar os números positivos da economia cearense, os melhores do Nordeste ao gerar 5.727 empregos celetistas no Ceará, em julho de 2020.

Plano de Retomada

“Após a nossa 23ª reunião com o Comitê formado pelos nossos profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual e Federal, ficou definida a continuidade das fases e medidas atuais em todas as regiões, sem alterações, para o novo decreto estadual, que entra em vigor a partir da próxima 2a feira (24), mantendo as macrorregiões de Saúde nas atuais fases”, informou Camilo.

.Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 4;
.Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe entram na segunda semana da Fase 3;
.Macrorregião do Cariri entra na segunda semana da Fase 2;

Camilo também lembrou que o Ceará é reconhecido internacionalmente como o Estado mais transparente em todas as ações e gastos públicos durante a pandemia.

Retorno dos outros setores

Sobre os setores ainda não autorizados a funcionar, o governador destacou que novas reuniões ocorrerão durante a próxima semana para definições. “A partir da próxima semana faremos outras reuniões com os grupos de trabalho específicos, para elaborar de forma segura um faseamento e perspectivas de retorno, possivelmente para setembro de 2020”, explicou Camilo.

Mais empregos

Camilo Santana destacou também os números positivos da oferta de empregos criados no Ceará, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Economia. “Julho deste ano tivemos um superávit de empregos, diferente dos meses anteriores, por conta da pandemia, são 5.727 novos empregos, o melhor saldo do Nordeste. isso mostra que estamos construindo o caminho certo da retomada da economia aqui no Ceará”, celebrou o governador.

Responsabilidade

Camilo finalizou a transmissão fazendo um apelo aos cearenses, pelo uso contínuo da máscara, além de evitar qualquer tipo de aglomeração. “Temos procurado fazer tudo de forma segura e responsável, ouvindo nossos especialistas, que têm seguido o princípio da prudência, diante da melhora dos indicadores. Nossa prioridade será sempre salvar vidas. Disso não abriremos mão jamais. Reforço a importância de todos continuarmos tomando as medidas preventivas para não haver repique de casos. Só voltaremos à normalidade quando houver uma vacina, no Ceará e no Mundo. Importante evitar aglomerações e sempre que sair de casa, usar máscara, para proteger você e sua família”, finalizou o governador do Ceará.