Cursos a distância viabilizam capacitação para servidores estaduais durante a pandemia

24 de agosto de 2020 - 15:46 # # # # #

Mesmo com a suspensão dos cursos presenciais por conta da pandemia, a Escola de Gestão Pública promoveu cursos a distância para servidores e sociedade civil.

A necessidade de cumprir as medidas adotadas para combater o novo coronavírus e preservar vidas fez do trabalho remoto uma resposta imediata das organizações públicas e privadas aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Neste novo cenário, muitos profissionais tiveram de adaptar-se não apenas à nova realidade de trabalho, mas também precisaram encontrar alternativas de capacitação profissional durante o distanciamento social.

Para Amanda Soares, servidora pública na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e residente na cidade de Crateús, os cursos EaD disponibilizados pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), foram importantes nesse momento. Ela participou dos cursos Atendimento ao Público, Ética e Serviço Público e Gestão de Processos com Foco em Riscos, realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Ficou bem viável fazer cursos a distância devido ao isolamento social, o que proporcionou continuar aprendendo e aperfeiçoando meus conhecimentos sem sair de casa”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola de Gestão Pública, Fernanda Diniz, acredita que a Educação a Distância (EaD) ganhou mais força nesse período. “Não só as instituições perceberam a importância dessa modalidade de ensino na organização de seu trabalho como também as pessoas passaram a buscar mais opções de capacitação a distância. Observa-se que a EaD ocupará cada vez mais um espaço estratégico nos planos de capacitação dos diferentes órgãos e setoriais”, afirma.

Priorizando a capacitação a distância

Com a suspensão dos cursos presenciais por conta da pandemia, a Escola de Gestão Pública priorizou a oferta de capacitação a distância para o primeiro semestre de 2020, promovendo 5 cursos EaD, 2 cursos remotos para turmas exclusivas e 4 eventos online (oficinas e palestras), totalizando 4.855 atendimentos em capacitação – números que correspondem aos certificados emitidos. De acordo com a diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, esses resultados mostram como a instituição respondeu bem às demandas de capacitação profissional dos servidores estaduais e da sociedade.

“Desde o primeiro decreto de distanciamento social, compreendemos a importância de respeitar as medidas e de pensar estratégias para dar continuidade ao nosso trabalho. Já ter a plataforma de Educação a Distância e contar com o apoio  das instituições parceiras foi fundamental. Com isso, nós conseguimos promover eventos de Educação Corporativa a distância, com turmas exclusivas para as secretarias, mas também disponibilizamos cursos EaD para que servidores e a sociedade pudessem ter acesso aos nossos conteúdos nesse período em que foi necessário ficar em casa para salvar vidas”, destaca.

A parceria citada pela diretora foi o que possibilitou o lançamento do curso Como Vender para Administração Pública. Elaborado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o curso foi lançado em julho, totalmente gratuito e destinado aos empreendedores cearenses.

Serviço:

Informações sobre a oferta de cursos do segundo semestre serão disponibilizadas no site www.egp.ce.gov.br