Colaboradores da EGPCE participam da campanha de testagem para Covid-19

16 de outubro de 2020 - 15:02 # # # #

Texto com informações da Seplag

Os resultados dos testes serão importantes para validar ou reorientar as ações de retomada do trabalho presencial na EGPCE.

Todas as equipes da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) participaram, nesta sexta-feira (16), da campanha de testagem para Covid-19, promovida no período de 13 a 16 de outubro pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Projeto Cuidar da Gente, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Associação dos Servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Asseplag).

De acordo com a Seplag, a campanha faz parte das ações que celebram o Dia do Servidor Público Estadual, comemorado no dia 28 de outubro, e tem o objetivo de testar servidores e colaboradores da Seplag, das suas vinculadas e da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearáPrev), para garantir a retomada gradual e responsável das atividades presenciais.

Para isso, a campanha utilizou o teste rápido, que é feito com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo e colocada em uma placa com reagente que, após 15 minutos, identifica se há ou não presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. O teste rápido não identifica, no entanto, se a infecção pelo vírus que levou à produção de anticorpos é recente ou antiga. Por isso, se o resultado do teste rápido for positivo, o colaborador será colocado em quarentena e encaminhado para a realização do teste RT-PCR, que detecta o RNA do SARS-CoV-2 na amostra de secreção retirada da nasofaringe e indica infecção recente.

Trabalho remoto e retomada

Para cumprir o decreto que estabeleceu o distanciamento social no Ceará por conta da pandemia de Covid-19, as equipes da Escola de Gestão Pública começaram a trabalhar, desde março, de forma remota. Atualmente, o retorno das equipes à EGPCE está acontecendo de maneira gradual de acordo com as funções que o colaborador executa.

A Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS), Flávia Livino, explica que os resultados dos testes serão importantes para a retomada dos demais setores da EGPCE. “Estamos avaliando o retorno dos trabalhos presenciais de maneira responsável. Inclusive, a instituição já vem tomando as medidas necessárias para garantir o retorno seguro para todos. É preciso lembrar que a pandemia não acabou e os riscos ainda existem”, avaliou.