Técnicas de Pensamento Visual potencializam a criatividade e inovação

6 de novembro de 2020 - 09:29 # # # # #

O Pensamento Visual desenvolve a visão criativa e gera soluções para pessoas e organizações.

Saber estruturar informações, dados e significados de maneira simples e visual é uma habilidade cada vez mais valiosa, mas ela não é exclusiva das pessoas consideradas criativas ou geniais. É possível aprender a pensar visualmente por meio das técnicas de Pensamento Visual (Visual Thinking em inglês). As técnicas unem texto, imagens, formas, cores, entre outros elementos que podem ser utilizados por qualquer pessoa para melhorar a capacidade de memorizar conceitos, organizar informações, comunicar ideias e desenhar soluções.

Para Sidan Orafa, designer de interfaces, facilitador gráfico e consultor de empresas e áreas de inovação em governos, o foco do Pensamento Visual é desenvolver a visão criativa e gerar soluções para pessoas e organizações. “Hoje, chamo de Inteligência Visual esse trabalho, justamente pelo fato de que ao longo desses anos observei que o maior potencial desse trabalho está justamente no desenvolvimento pessoal, da potência criativa de cada olhar, de cada pessoa, com um foco não comente em gerar insights, como também de ampliar a visão e a mente de pessoas”, explica.

Conheça algumas técnicas de Pensamento Visual:

Mapa Mental: Indicado para organizar símbolos, ícones e cores em ramificações para explicar, de forma simplificada, uma ideia ou conceito;
Infográfico: Ideal para quem precisa apresentar dados e informações de forma atrativa;
Canva: Com um Canva (quadro) é possível organizar/modelar ideias sobre um projeto, produto, etc.

Com lápis, borracha, caneta e papel já é possível esboçar ideias. Mas existem aplicativos para quem deseja (ou precisa) organizar e apresentar informações digitalmente.

Confira três ferramentas digitais com versões gratuitas:

Mindmeister: possibilita a criação de Mapas Mentais, Organogramas e Brainstorming (Tempestade de Ideias)
GoConqr: permite que o Mapa Mental criado possa ser visto como vídeo.
Infogram: facilita a criação de conteúdo visual e interativo em formato de infográficos, mapas e relatórios, possibilitando a visualização rápida de dados, podendo ser utilizada por equipes em trabalho remoto.

Pensamento Visual e Design Thinking

Sidan destaca que a contribuição das técnicas de Pensamento Visual para o ambiente de trabalho é importante porque elas revelam conexões e trazem elementos invisíveis dentro do contexto de rotinas e processos. Contudo, ele defende que o Pensamento Visual deve ser implementado nas organizações em conjunto com outras metodologias, como o Design Thinking.

Definida pelo diretor executivo da empresa estadunidense de inovação e design IDEO, Tim Brown, como uma “uma abordagem de inovação centrada no ser humano que utiliza ferramentas de design para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para o sucesso dos negócios”, a metodologia Design Thinking tornou-se uma poderosa aliada das organizações públicas e privadas para engajar pessoas, desenvolver empatia e fomentar a cultura de inovação.

Isso porque, segundo o professor Marcus Rodrigues, mestre em Informática, coordenador acadêmico do MBA em Gerenciamento de Projetos do Centro Universitário Christus (Unichristus) e instrutor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), essa metodologia criativa transforma o nosso jeito de enxergar problemas e auxilia no desenvolvimento de produtos e serviços mais centrados nas pessoas.

“O Design Thinking favorece o entendimento das reais necessidades do contexto de aplicação, olhando para as necessidades das pessoas. E inspirado nessas necessidades (chamadas de dores e desejos), propõe soluções para a geração de valor. Ou seja, realizar aquilo que realmente precisa ser feito”, afirma.

Na EGPCE, Marcus já ministrou diversos cursos presenciais que apresentaram o Design Thinking aos servidores públicos do Estado do Ceará, com o intuito encontrar novas soluções para melhorar os serviços prestados ao cidadão.

Conteúdos sobre Design Thinking para inspirar você:

Livros
Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias, de Tim Brown (Disponível no .
Design Thinking: Inovação em negócios, de Maurício Vianna.

Documentários
Design & Thinking
Print the Legend