Inscrições abertas para o curso a distância sobre Educação Fiscal e Cidadania

19 de abril de 2021 - 08:15 # # # #

Servidores públicos e demais interessados devem realizar sua inscrição até o dia 25 de abril no site da EGPCE

 

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) comunica a abertura das inscrições para o curso Educação Fiscal e Cidadania, com carga horária de 40 horas. A capacitação será realizada no período de 27 de abril a 05 de junho, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Servidores públicos e demais interessados devem realizar sua inscrição até o dia 25 de abril no site da EGPCE.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes sobre os temas abordados pelo Programa de Educação Fiscal, permitindo a conscientização sobre a função socioeconômica do tributo e sua responsabilidade no monitoramento da aplicação dos recursos públicos, fortalecendo, assim, a cidadania fiscal no âmbito da gestão pública.

A oportunidade possibilita ao aluno refletir sobre a temática tratada e desenvolver ações relacionadas à educação fiscal. “Além disso, conscientiza a sociedade para acompanhar a aplicação dos recursos arrecadados, favorecendo o exercício pleno da cidadania”, pontua a coordenadora Pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz.

Os principais temas a serem abordados no curso são: educação fiscal no contexto social, relação estado e sociedade, função social dos tributos, gestão democrática dos recursos públicos e controle social. O conteúdo foi elaborado pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal e Diretor Técnico do Instituto Justiça Federal, Marcelo Lettieri.

Metodologia

O curso não terá tutoria nem professores ministrando aulas com transmissão ao vivo. O conteúdo será apresentado de forma interativa no AVA, contendo em alguns textos destaques visuais que poderão remeter a leituras complementares e a links internos e externos. Assim, o horário das aulas fica a critério do participante, mas é necessário ficar atento(a) ao período de realização e emissão de certificado.

Certificação

A EGPCE emitirá certificado de 40 horas para os participantes do curso que cumprirem as atividades avaliativas e tiverem aproveitamento igual ou superior a 60% (nota superior ou igual a 6,0).