EGPCE: 12 anos de construção do conhecimento

23 de abril de 2021 - 12:30

Criada pela Lei 14.335 de 2009, a EGPCE é um órgão da Administração Direta, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Desde a sua criação teve atuação marcada por uma série de avanços.

 

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará completa, nesta sexta-feira (23), 12 anos de construção do conhecimento, com a missão de desenvolver ações de capacitação para os gestores, servidores e empregados públicos, dando oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, e com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e agilidade do serviço público no estado do Ceará.

Criada pela Lei 14.335 de 2009, a EGPCE é um órgão da Administração Direta, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Desde a sua criação teve atuação marcada por uma série de avanços. Contabilizou no ano de 2020 a marca de 14.986 capacitados. Foi responsável também por oferecer 276 cursos e realizar 79 eventos de formação, nas modalidades presencial, remota e a distância, sendo eles: oficinas, palestras, seminários e um congresso. Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, a escola não mediu esforços para se adequar ao novo contexto educacional, ampliando cursos em formato EaD e ofertando eventos formativos na modalidade remota/online.

Como explica a Coordenadora Pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz: “Com a pandemia, muitos cursos presenciais precisaram ser ofertados na modalidade remota. Para tanto, a equipe EGPCE participou de cursos sobre planejamento e elaboração de aulas online como forma de melhor qualificar o serviço prestado. Além disso, foram organizados vários encontros com a equipe de colaboradores da EGPCE para compartilhar saberes sobre ferramentas tecnológicas e metodologias de ensino com o objetivo de apoiar os instrutores no desempenho de suas atividades relacionadas à educação corporativa”.

Ao longo desses doze anos de existência, a EGPCE desenvolveu dois projetos específicos. O Programa de Formação, voltado para adequar as competências dos servidores e empregados públicos aos objetivos das instituições que, por meio dele, são realizados cursos livres, presenciais e a distância, seminários, palestras, congressos e outras atividades afins. E o Programa Qualidade de Vida, coordenado pela Escola até junho de 2018 e, desde então, é desenvolvido pela Seplag, com a promoção de atividades socioculturais em datas comemorativas, eventos, premiações e a realização da Semana do Servidor Público Estadual.

Em março de 2020, após o decreto estadual, as aulas presenciais foram suspensas e a Escola passou a direcionar a oferta de cursos para as modalidades a distância com aulas assíncronas e na realização de cursos remotos online com aulas síncronas.

Em dezembro do mesmo ano, foi publicado o artigo intitulado “Diagnóstico e Prospecção para Desenvolvimento de Competências na Gestão Pública”. O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada pela EGPCE junto aos seus públicos de interesse e parceiros estratégicos durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19. A pesquisa teve como objetivos: diagnosticar as principais problemáticas de desempenho dos servidores e empregados públicos e que geram demandas por capacitação e desenvolvimento de competências em Gestão Pública; assim como, prospectar novas áreas de atuação e modalidades de educação em cenários futuros. Além disso, a EGPCE, também desenvolveu o artigo nomeado “Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – Breve Histórico e Reflexões” que objetiva apresentar, de maneira breve, os principais marcos de sua trajetória.

A EGPCE produziu também dois livros, ao longo de sua história. O primeiro deles foi Marcas de uma Caminhada, que nasceu para celebrar o aniversário de cinco anos da Escola, publicado em 2014. O segundo foi Avanços da Educação Corporativa no Estado do Ceará: Contribuições das Escolas de Governo e Secretarias Setoriais. Lançado em 2019. A obra, publicada em duas versões: impressa e digital (e-book), tem o objetivo de compartilhar com os leitores as reflexões, projetos e ações desenvolvidos por escolas de governo e secretarias setoriais.

O Coordenador da Coordenadoria de Promoções de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP) da Seplag, José de Lima Freitas, comenta a importância inquestionável da EGPCE, por tratar de temas relevantes ao interesse, não tão somente, da administração pública do Estado do Ceará, mas, especialmente, da própria sociedade: “É sempre proveitoso abraçar essa oportunidade que a escola nos concede porque tem a missão de contribuir para o desenvolvimento do processo educacional em gestão pública voltada à educação dos servidores e empregados públicos, tendo como foco o aprimoramento dos serviços dado ao cidadão”, destaca Freitas, que além de aluno, contribui como instrutor em cursos ofertados pela Escola.

Como Perspectiva de futuro, a Diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, acredita que se exige aperfeiçoamento das atividades focadas nos processos de autogestão do conhecimento por parte de usuários. “É fundamental disponibilizar os conteúdos possíveis na modalidade de Educação a Distância, para que cada um possa organizar sua própria trilha e agenda visando seu crescimento e sua atualização.” Lúcia completa que: “Investir em tecnologias que favoreçam o acesso dos servidores aos cursos, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem esquecer as ferramentas, que permitem atividades em grupo de maneira síncrona, mas de forma virtual, é nosso principal objetivo no momento de isolamento social que a Pandemia da Covid-19 nos impõe”.

Confira no nosso site o cronograma dos cursos que já estão disponíveis para 2021.1. Além das oportunidades já divulgadas, a EGPCE incluirá outros cursos em sua programação, no decorrer do ano. Dentre eles, destacam-se Eventos Digitais como Ferramenta de Educação; Design de Experiência do Usuário: o que é UX?;  Design de Experiência do Usuário: Usabilidade na Prática; Noções de Direito Constitucional e Administrativo; Inteligência Emocional e Trabalho em Equipe; Controle Social; e Formação das agendas estratégicas setoriais: Guia metodológico.

A metodologia aplicada para os cursos EaD corresponde a conteúdo interativo disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contendo em alguns textos, destaques visuais que poderão remeter a leituras complementares e a links internos e externos. Assim, o horário das aulas fica a critério do participante.