EGPCE realiza curso em parceria com a Sema para o Programa Agente Jovem Ambiental

21 de maio de 2021 - 08:25 #

O curso foi ofertado para um público-alvo de 10 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos, que estejam cursando ensino médio ou tenham concluído

 

Com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para atuarem em projetos de educação ambiental nas suas comunidades, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), está realizando o curso Capacitação para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), na modalidade a distância, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Com duração de 60 horas/aula, o curso foi ofertado para um público-alvo de 10 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos, que estejam cursando ensino médio ou tenham concluído. A capacitação foi iniciada neste mês de maio e seguirá até julho de 2021. Os módulos estão sendo apresentados na plataforma Moodle-EaD estruturada pela EGPCE no site da Sema.

O projeto nasceu a fim de ser executado em uma Unidade de Conservação Estadual, a APA do Rio Maranguapinho, em razão do grau de degradação ao longo do rio e a situação de vulnerabilidade das populações de seu entorno. Após ter conhecimento do projeto, o governador Camilo Santana decidiu transformá-lo em política pública (Lei Estadual n°17.383/2021), abrangendo todo o estado do Ceará e contemplando jovens.

Para a execução desses projetos, os AJAs necessitam adquirir conhecimentos básicos sobre meio ambiente. Dessa forma, surgiu a parceria com a EGPCE. O Orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema, Sérgio Mota, destaca como está sendo a participação da Escola de Gestão na ação: “A parceria vem se mostrando muito positiva, visto que a EGPCE já tem uma grande expertise na área de capacitação online e assim vem orientando a Sema na a criação dos conteúdos.”

Estão sendo abordados no curso os temas: Meio Ambiente, Consumo Consciente, Saneamento Básico, Biodiversidade e Unidades de Conservação, Agroecologia e Reflorestamento, Leis Ambientais e Elaboração do Plano de Ação Comunitário (PAC).

O Gestor Ambiental, Sérgio Augusto Carvalhedo Mota e os Educadores Ambientais da Sema, Genário Azevedo Ferreira e Maria Jovelina Gomes da Silva são os responsáveis pela elaboração do conteúdo.

Para esta capacitação, a Sema adaptou os conteúdos educativos que já possuía para uma linguagem mais jovial e menos técnica, tornando sua leitura leve e atrativa. Além da EGPCE, a Sema tem parceria com a Casa Civil e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) para o desenvolvimento do Projeto AJA.