EGPCE e Secult promovem a palestra de abertura do Programa de Formação Continuada da Secult

27 de junho de 2021 - 21:49 #

O objetivo do Programa de Formação Continuada é fornecer aos servidores da Secult um espaço de desenvolvimento contínuo do grupo técnico da Secretaria.

 

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e a Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult) promoveram na última sexta-feira (25) a live de abertura do Programa de Formação Continuada da Secult em parceria com a EGPCE. A palestra de formato online foi transmitida no canal do YouTube da Secult, às 15h, e contou com a participação da professora Marilena Chauí e do Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

Na live o Diretor (respondendo) da EGPCE, Erivilson Lima, falou sobre a missão da Escola de Gestão no desenvolvimento de competências dos servidores públicos e deu boas-vindas aos novos servidores da Secult. “A escola é uma instituição que capacita servidores e a partir de agora vocês (Secult) estão convidados a participar dos nossos cursos. Vamos treinar e trabalhar bastante, pois o Estado precisa de servidor qualificado e que esteja disposto a trabalhar” – disse o Diretor.

O Secretario da Secult, Fabiano Piúba, cumprimentou os envolvidos no desenvolvimento do Programa e, em seguida, deu início a sua fala na palestra. Fabiano destacou um “mantra” que a Secretaria tenta colocar em prática todos os dias: “política pública não se conjuga na primeira pessoa, política pública é uma construção social e coletiva. Eu estou compreendendo de uma maneira feliz que o Programa de Formação Continuada da Secretaria da Cultura juntamente com a Escola de Gestão Pública do Ceará, é esta construção social e coletiva.”

A Professora palestrante, Marilena Chauí, falou sobre cultura, política cultural, cidadania cultural, democracia e desafios atuais das políticas culturais. Na live, Chauí explanou sobre o conceito de ideologia: “Ideologia quer dizer um conjunto articulado e lógico de ideias da classe dominante cuja finalidade é ocultar a realidade social.” Marilena frisou que durante a live sempre que ela citar a palavra (ideologia) ela estará se referindo a este conceito.

O objetivo do Programa de Formação Continuada é fornecer aos servidores da Secult um espaço de desenvolvimento contínuo do grupo técnico da Secretaria. O foco são as diversas temáticas contemporâneas e de gestão, consideradas importantes para um bom resultado das políticas culturais para a população do Estado do Ceará.