EGPCE comunica a abertura das inscrições para o curso Educação Fiscal e Cidadania

9 de agosto de 2021 - 00:19 # #

A EGPCE emitirá certificado de 40 horas para os participantes do curso que cumprirem as atividades avaliativas e tiverem aproveitamento igual ou superior a 60% (nota superior ou igual a 6,0).

 

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) comunica a abertura das inscrições para o curso Educação Fiscal e Cidadania, com carga horária de 40 horas. A capacitação será realizada no período de 16 de agosto a 24 de setembro, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Servidores públicos e demais interessados devem realizar sua inscrição do dia 09 até 13 de agosto no site da EGPCE.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes sobre os temas abordados pelo Programa de Educação Fiscal, permitindo a conscientização sobre a função socioeconômica do tributo e sua responsabilidade no monitoramento da aplicação dos recursos públicos, fortalecendo, assim, a cidadania fiscal no âmbito da gestão pública.

A oportunidade possibilita ao aluno refletir sobre a temática tratada e desenvolver ações relacionadas à educação fiscal. “Além disso, conscientiza a sociedade para acompanhar a aplicação dos recursos arrecadados, favorecendo o exercício pleno da cidadania”, pontua a coordenadora Pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz.

Os principais temas a serem abordados no curso são: Educação e Sociedade: O Pensamento dos Clássicos da Sociologia; Os Programas de Educação Fiscal no Brasil; Estado e Sociedade: Conceitos Fundamentais e Construção Histórica; Estado e Desenvolvimento Econômico e Social; Os Tributos Como Fonte de Financiamento do Estado: Conceitos e Perspectiva Histórica; O Orçamento Público: Origem, Princípios e Conceitos Básicos.

Metodologia

O curso não terá tutoria nem professores ministrando aulas com transmissão ao vivo. O conteúdo será apresentado de forma interativa no AVA, contendo em alguns textos destaques visuais que poderão remeter a leituras complementares e a links internos e externos. Assim, o horário das aulas fica a critério do participante, mas é necessário ficar atento(a) ao período de realização e emissão de certificado.

Certificação

A EGPCE emitirá certificado de 40 horas para os participantes do curso que cumprirem as atividades avaliativas e tiverem aproveitamento igual ou superior a 60% (nota superior ou igual a 6,0).

Serviço:

Educação Fiscal e Cidadania
Período de Inscrições: 09 a 13 de agosto
Período de realização: 16 de agosto a 24 de setembro