EGPCE lança Formação em Gestão Financeira em parceria com Aprece

23 de outubro de 2021 - 11:15

Proporcionar oportunidade de capacitação aos servidores da área administrativo-financeira das prefeituras do Ceará é o objetivo da Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal, lançada na tarde da última sexta-feira (22), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

É uma inciativa da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Seplag, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O lançamento fez parte da programação da Semana Estadual do Servidor Público 2021, promovida pela Seplag, com apoio da EGPCE, que se estenderá até o próximo dia 28.

Ao falar durante o evento, o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, disse ser o curso extremamente necessário para os municípios cearenses. Lembrou que o secretário titular da Seplag, Mauro Benevides Filho, foi um grande incentivador na elaboração dessa formação. “Ele trata as finanças públicas de forma rigorosa e profissional, o que levou o Ceará a ser destaque nacional pelo processo de ajuste fiscal implementado”, enfatizou Sarquis, destacando também o comprometimento do governador Camilo Santana com o fortalecimento das políticas públicas em todo o Ceará.

Para a diretora da EGPCE, Priscilla Dias, “esse momento representa o início de um novo ciclo da instituição, voltado para trabalhar a estratégia e a inovação”. A proposta de realizar a turma-piloto da Formação em Gestão Financeira nasceu de um levantamento feito junto às prefeituras no sentido de oferecer qualificação e aperfeiçoamento dos servidores municipais.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Paulo Roberto Nunes, manifestou a satisfação de fazer parte do lançamento, enaltecendo a relevância da parceria entre a Seplag/EGPCE, CGE e Aprece. “O conhecimento é importante para proporcionar eficiência e eficácia especialmente no setor público, propiciando condições para melhoria do serviço”, enfatizou.

Representando a Aprece, o prefeito de Jaguaribara, Joaci Alves dos Santos, diretor geral da entidade, afirmou que a Aprece adotou como política permanente levar capacitação para que as prefeituras possam trabalhar de modo eficiente, “o que esperamos fortalecer com essa parceria”.

COMO SERÁ A FORMAÇÂO

A apresentação do projeto piloto da Formação em Gestão Financeira foi feita pela articuladora da CGE, Rosângela Araújo. Disse da necessidade de os municípios terem servidores capacitados para que as prefeituras possam aperfeiçoar a entrega das políticas públicas e que os gestores não venham a ter problemas nas contas públicas.

Afirmou que a formação vai aliar teoria e vivência, objetivando facilitar a vida dos municípios na efetivação das políticas públicas a serem implantadas. Lembrou que a principal missão do setor financeiro é otimizar a aplicação correta dos recursos.

Detalhou os cinco módulos que compõem a formação: noções introdutórias de administração públicas, execução orçamentária e financeira, convênios e instrumentos congêneres, gestão de contratos administrativos e controle na administração pública. Haverá ainda duas etapas opcionais: elaboração de projeto de melhorias de processos financeiros e palestra sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Todos os módulos serão ministrados por servidores públicos do Governo do Ceará (Rosângela Araújo, Paita Façanha, José Mariano Neto, Marcelo de Sousa Monteiro e Fernanda Diniz), com carga total de 100 horas/aulas nos cinco módulos obrigatórios e 122 horas/aulas incluído os opcionais. Na primeira turma serão ofertadas 30 vagas, a serem preenchidas conforme inscrição no link disponibilizado no site da EGPCE, no período de 26/10 a 03/11. O início do curso está programado para o dia 8 de novembro, com metodologia em sistema híbrido (presencial e online).

Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal

Inscrições: www.egpce.ce.gov.br