Encerramento da Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal

25 de fevereiro de 2022 - 08:45

A metodologia de ensino tem o intuito de desenvolver um instrumento o qual será aplicado na rotina de cada servidor.

Aconteceu no dia 18 de fevereiro, na sede da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), um momento de confraternização entre cursistas e professores com a finalidade de marcar o ciclo de encerramento da Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal, promovida pela EGPCE em parceria com a Associação dos Municípios do Estado (Aprece).

Com carga total de 100 horas/aulas nos cinco módulos obrigatórios e 122 horas/aulas incluindo os opcionais, o curso teve o objetivo de proporcionar capacitação aos servidores da área administrativo-financeira das prefeituras do Ceará. Os  concludentes do curso obtiveram instruções de noções introdutórias de administração pública, execução orçamentária e financeira, convênios e instrumentos congêneres, gestão de contratos administrativos e controle na administração pública. Houve ainda duas etapas opcionais: um módulo sobre elaboração de projeto de melhorias de processos financeiros e uma palestra sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A proposta de realizar a Formação em Gestão Financeira nasceu de um levantamento de necessidades feito junto às prefeituras no sentido de oferecer qualificação e aperfeiçoamento dos servidores municipais.

A proposta de realizar a Formação em Gestão Financeira nasceu de um levantamento feito junto às prefeituras no sentido de oferecer qualificação e aperfeiçoamento para os servidores municipais das coordenadorias financeiras, proposta essa que se mostrou exitosa ao fim do curso. Para a diretora da EGPCE, Priscilla Dias, a metodologia de ensino teve o intuito de desenvolver um instrumento o qual será aplicado na rotina de cada servidor, foram combinações entre conceitos e inovações utilizadas para a construção do saber. “ A metodologia é pioneira e inovadora, o que resultou no sucesso da formação” destacou a diretora sobre a metodologia em sistema híbrido (presencial e online).