Representante da RedeBliblio ministra palestra para EGPCE e convidados

27 de abril de 2022 - 15:06 # # # # #

Encerrando a manhã de atividades na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), o chefe da unidade de bibliotecas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Josimar Batista, proferiu a palestra RedeBiblio: experiências, compartilhamento e inovação. O evento contou com a participação da diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto, e da diretora da escola, Priscilla Dias.

A RedeBiblio veio como uma sequência da Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará, de uma necessidade de reunir os profissionais que estavam à frente das bibliotecas das escolas para compartilhar saberes. A Rede de Escolas é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público. 

Durante a apresentação, Josimar Batista compartilhou com o público as ações cooperativas e compartilhadas da RedeBiblio, dentre elas os empréstimos interbibliotecas e o fórum de discussões. O recurso visa criar um banco de dados com as discussões geradas nos grupos das redes sociais, que antes não ficavam salvas, e que com a ferramenta ficará disponível para consultas futuras. Além disso, o palestrante dividiu com os participantes as ações futuras da rede, as quais serão dadas prosseguimento, como: a criação de um catálogo coletivo, a parceria com a Fundação Edson Queiroz, a criação do regulamento de empréstimo entre as bibliotecas e a criação da nova identidade visual da RedeBiblio.

A diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto aproveitou a oportunidade para parabenizar a diretora da EGPCE pelo trabalho diferenciado que vem realizando na instituição. “Como a proatividade, a iniciativa e o desejo ímpeto de realizar faz grande diferença para nós no serviço público […]! Se nós temos disponíveis os nossos recursos humanos, as nossas disponibilidades tecnológicas e materiais a nosso favor, então temos que fazer o uso, da melhor forma possível. Hoje eu vivencio na EGPCE essa realidade. Há treze anos eu partilho dessa vivência nessa escola exitosa e a administração pública trabalha em prol do serviço público e da excelência, da qualidade, da entrega ao nosso cidadão”.

O evento finalizou com os agradecimentos dos convidados e a entrega de brindes feita pela diretora da escola.