EGPCE promove roda de conversa sobre o livro IWE – Inventário do Povos de terreiro do Ceará
28 de abril de 2022 - 14:35 #aniversárioEGPCE #EGPCE #gestão publica #inovação #SDA #serviço público
Nesta quinta-feira (28), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) promoveu a roda de conversa, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para dialogar sobre o livro IWE – Inventário do Povos de terreiro do Ceará. O momento contou com a participação da diretora da escola, Priscilla Dias, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel, a Secretária da SDA, Ana Tereza de Carvalho, a técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamentos, Samya Magalhães, a presidente da Associação Afro-Brasileira de Cultura, Egbomi Evelane D’Yemonja e o integrante da Associação Afro-Brasileira de Cultura, Ogan Leno.
O livro é uma coletânea de dados e informações sobre os povos tradicionais, os templos e as raízes da cultura de matrizes africanas e afro-brasileiras. O projeto inovador, realizado pela primeira vez no Estado, foi lançado no dia 15 de março na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O material possui um resumo detalhado de estudos desenvolvidos nas 14 macrorregiões, em mais de 548 comunidades contatadas, após 494 entrevistas em 57 municípios.
Na ocasião, a presidente da associação, Egbomi Evelane D’Yemonja, falou sobre a importância de conhecer a cultura dos povos de terreiro do Ceará, pois é a partir do conhecimento e diálogo que a cultura ganha visibilidade e aproxima a sociedade, minimizando os preconceitos. “Nós somos muito mais que religião, temos roupa própria, língua própria. Nós somos povo brasileiro, descendente de uma cultura africana”.