Palestra “Barreiras do Etarismo: Como Vencê-las” abre a manhã de atividades na EGPCE

29 de abril de 2022 - 13:11 # # # # # #

Nesta sexta-feira (29), a psicóloga e articuladora da Escola de Gestão Pública (EGPCE), Josy Coelho, abriu a manhã de atividades da escola com a palestra “Barreiras do Etarismo: Como Vencê-las”. O tema faz parte das ações que serão desenvolvidas no Projeto Integrado de Preparação para a Aposentadoria (PIPA), desenvolvido pelo COPAI da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), que contará com o apoio da escola para a capacitação dos servidores 50+. A escola foi denominada como parceira, pois apresenta-se como canal adequado para disponibilizar em sua grade de cursos, palestras e oficinas, com temas relacionados à preparação para a aposentadoria. Desta forma, será garantido aos servidores dos órgãos e entidades de todo o estado, acesso ao conteúdo.

O objetivo é a inserção do PIPA no cotidiano do servidor público e posteriormente torná-lo uma ação contínua de gestão de pessoas cooperativas do estado. Desta forma, a palestra veio como o primeiro momento de debate acerca do etarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil em 2025 será o 6º país com maior quantidade de idosos no mundo e 16,8% dos brasileiros acima de 50 anos já se sentiram discriminados por estarem envelhecendo.

O etarismo é discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. Ele provoca: sofrimento psíquico; baixa autoestima; tendência ao isolamento; depressão; comportamento de risco (uso abusivo de bebida alcoólica); doenças cardiovasculares e doenças que afetam a cognição. Na sua apresentação, a palestrante destacou que para evitá-lo é preciso impedir a associação do envelhecimento à fragilidade, às vulnerabilidades ou a dependência, como também, o uso de termos estigmatizantes. No seu lugar, utilize termos como: adulto(a) mais velho(a); pessoa mais velha; pessoa idosa; ou pergunte como prefere ser chamada.