Socorro França destaca quebra de preconceitos e olhar humanístico em evento do Dia das Mães

10 de maio de 2022 - 09:28 # # # # # #

Olhar o caminho percorrido e conseguir ver leveza e aprendizado até nos momentos mais difíceis é uma arte que poucos dominam, mas que é natural para a ex-procuradora de Justiça do Ceará, Socorro França, que compartilhou, na manhã desta sexta-feira (6), um pouco da sua história de vida, da sua luta pela equidade de gênero e da missão de ser mãe e servidora pública com as mulheres que atuam nas secretarias e órgãos que funcionam no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba). O evento, organizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), abriu o mês de celebrações em homenagem às mães.

O evento foi aberto pelo secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, que parabenizou todas as mães e agradeceu a cada uma pelo empenho na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. Em seguida, a secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Sandra Gomes de Matos, conduziu um bate-papo descontraído com a convidada, Socorro França, que falou sobre sua trajetória profissional, as transformações sociais e a importância de enxergar a vida com um olhar mais humano. “É muito importante nós analisarmos a vida dentro da ótica do humanismo. Nós precisamos nos abraçar mais, nos amar mais, nos ajudar mais, precisamos, realmente, darmos as mãos para que a gente possa criar um mundo novo. Isso é o que eu sinto. É preciso que a gente tenha na nossa frente algo que nos dê esperança, vicissitude, para que a gente possa continuar lutando. Pois, às vezes, nós, que somos mães, avós, às vezes, a gente está triste. A gente quer que os filhos sigam um caminho que a gente deseja. Quando, na verdade, a vida é deles, e a gente tem que respeitar as suas escolhas, apenas orientá-los”, disse.

Ela lembrou que é necessário se orgulhar dos filhos pelo que eles são, não apenas por conquistas profissionais ou financeiras. “Não é só a ascensão funcional, a riqueza, que faz a gente se orgulhar de um filho. A gente tem que se orgulhar pelo valor que ele tem, que ele é. A gente tem que se orgulhar do filho de acordo com o que ele traz dentro de si, a bagagem humanística que ele tem. Temos que pensar nos nossos filhos como seres humanos. Eu sempre digo: eu sou muito feliz pelo que os meus filhos são. E eu quero que eles se sintam assim, amados, respeitados e prestigiados como eles são. Esse é um conselho que eu dou para todas vocês. Basta que seja feliz. A felicidade é o que realmente faz com que a gente viva alegre, cheia de vida. Então, ser mãe é essa compreensão, essa cumplicidade, é extravasar dentro de nós o respeito que a gente tem que ter pelos filhos da gente”, afirmou a palestrante, lembrando que é necessário se lembrar de que os filhos também são seres humanos que, muitas vezes, pensam diferente dos pais.

“Às vezes, a gente se perde no meio do caminho por não entendê-los. Cada um tem a sua própria vida, a sua própria natureza e sentimento. Ser mãe é um dom que Deus nos deu esse bem, essa coisa maravilhosa de cuidar dos nossos filhos, quer sejam biológicos ou de amor. Devemos agradecer todos os dias a Deus”, reforçou Socorro França.

Luta por equidade

Ao contar a sua trajetória como mulher, profissional e mãe, Socorro França rememorou um passado não tão distante da história brasileira, no qual as mulheres possuíam poucos direitos e precisavam se esforçar muito mais para conquistarem seu espaço na vida pública e profissional. Ela recordou os desafios de atuar em um ambiente machista, o esforço para romper barreiras e superar preconceitos.

Mas a sua luta por equidade não se resume apenas em romper os limites impostos pela sociedade às mulheres, mas também a lutar por outros grupos sociais, como os LGBTQIA+. “Temos que colocar na cabeça de todos que somos iguais. Lutei muito pela política LGBTQIA+ e criei um Centro de Referência. Ninguém quer ser apedrejado simplesmente por ser como é. Isso tem que acabar. Tem que haver entendimento, respeito e conhecimento. Muitas vezes, queremos que a pessoa seja igual a nós, mas todos somos diferentes”, disse.

Programação especial

Além do bate-papo com a Socorro França, a programação especial em alusão ao Dia das mães foi permeada por surpresas e delicadezas para as participantes, que foram recepcionadas com um café da manhã, receberam brindes e apreciaram apresentações musicais da cantora Roberta Fiúza, do acordeonista Nonato Lima e do tenor Franklin Dantas.

As mães da Seplag ainda foram homenageadas com as suas fotos impressas em uma moldura especial, uma forma de agradecer e homenagear a cada uma.

O evento foi prestigiado por mães e mulheres de todos os setores da Seplag, de outras secretarias e órgãos do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora e por autoridades como o secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Priscila Dias Marreira, dentre outras autoridades.

Texto e Fotos: Seplag.