EGPCE realiza, em parceria com a SPS, palestra de formação técnica para medidas socioeducativas

26 de dezembro de 2022 - 09:12

No dia 14 de dezembro, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participou da Palestra de Formação Técnica com o tema “Assistência Social e Socioeducação: desafios para a integralidade” realizada no auditório da Seplag.

Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e apoio da EGPCE, o evento reuniu mais de 190 agentes de inúmeros municípios cearenses.

A Diretora da EGPCE, Priscilla Dias, compôs a mesa juntamente com Secretaria da SPS, Onélia Santana, Lúcia Elizabeth Moura – Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará, Mônica Sillan de Oliveira – Conselheira e Segunda Secretária na Mesa Diretora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA), Ieda Castro – Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Ceará, Rui Aguiar – Chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Roberto Bassan – Seas, Renato Roseno – Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e outras autoridades.

A Secretária Onélia Santana ressaltou a importância do evento para a formação dos agentes de medidas socioeducativas e elogiou todo o apoio e empenho da EGPCE na organização e acompanhamento nesse encontro.

Foram debatidos a implementação e o cumprimento das leis das medidas socioeducativas, a criação de mecanismos de diálogos entre os sistemas de acompanhamento do setor, os desafios do cofinanciamento para o fortalecimento dos CREAS e a valorização dos profissionais de assistência social. Os palestrantes debateram também sobre o ideal pedagógico, a teoria de aprendizagem, métodos de ensino, defendendo um planejamento conjunto para que as práticas educacionais alcancem melhores resultados entre os jovens.

A Coordenadora do CREAS de Forquilha, Dorilândia Siqueira, elogiou a iniciativa da SPS. “Esse evento surgiu como uma oportunidade para conhecer mais sobre as políticas públicas em relação às medidas socioeducativas. Esse momento vai nos proporcionar conhecimentos para melhor atender os nossos jovens. Foi muito prazeroso e enriquecedor”.