EGPCE inaugura galeria de diretoras em comemoração aos 14 anos da instituição

2 de maio de 2023 - 13:52 #

 

A programação especial em alusão aos 14 anos da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) encerrou-se no dia 28 de abril, com a solenidade de inauguração da galeria de diretoras da instituição. O evento teve como objetivo registrar a memória histórica do órgão por meio da homenagem às gestoras que estiveram à frente da Escola, ao longo dos anos e que contribuíram para o crescimento da EGPCE: Lena Neiva, Lúcia Siebra e Priscilla Dias.

O momento reuniu autoridades, instrutores, parceiros e colaboradores/servidores estaduais. Durante o evento, a diretora da Escola, Dulce Ane Lucena, falou sobre a sua ligação com a instituição que veio desde a primeira gestão, onde atuou como instrutora e escritora parceira do órgão. “Estou aqui hoje com o desafio de liderar essa Escola que tem um grande propósito no Estado. Fico muito feliz em encontrar colegas instrutores e servidores que ajudaram a construir a EGPCE e que tiveram suas vidas marcadas por ela”, destacou.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, falou sobre a importância do reconhecimento das ações de cada gestão que passou pela EGPCE, frisando também as suas responsabilidades. “É importante trazer à luz todas aquelas pessoas que contribuíram com o melhor que puderam. Quando colocamos luz no passado, estamos reconhecendo e legitimando todas as pessoas que passaram pela Escola e contribuíram para que estivéssemos aqui hoje. Agora, também estamos fazendo a história. Que estejamos cientes que temos impacto pela ação ou omissão, na vida do outro”, afirmou a secretária.

Em sua fala, a primeira gestora da instituição, Lena Neiva, citou o impacto das ações realizadas durante a sua gestão. “Para mim, as marcas que a gente deixa são marcas de amor, paixão, solidariedade, marcas de ser humano. Hoje, todos vocês estão imprimindo marcas na minha vida, no meu coração, na minha alma. E eu tenho certeza de que eu deixei marcas aqui.”, disse.

A segunda gestora a ocupar o cargo de diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, falou da colaboração de todos os servidores e colaboradores que a ajudaram na sua trajetória, mencionando os desafios de gerir a Escola em meio a pandemia e a memória de colegas e amigos que fizeram parte da Escola e partiram durante a sua gestão. “Tenho muito orgulho de todas as pessoas que passaram por aqui. Vivemos momentos desafiadores, como a pandemia de Covid-19. Perdemos dois grandes colegas, Jairo Ferreira da Silva Júnior e Danielle Roberta Carlos Pereira. Se eles estivessem aqui hoje, também estariam comemorando como só quem os conheceu sabe”, concluiu.

Priscilla Dias, terceira gestora à frente da Escola de Gestão, frisou a relevância das gestões anteriores para a construção da sua gestão, destacando também o cumprimento de suas metas, mesmo com o período mais curto como titular da instituição. “Meu propósito foi cumprido em um ano e meio. O que foi solicitado foi feito com o apoio de todos que passaram aqui”, afirmou.

A ocasião contou ainda com a reinauguração das salas de aula da Escola que foram batizadas com os nomes de personagens típicos do Ceará: Mulher Rendeira, Vaqueiro, Jangadeiro, Sanfoneiro, Tapioqueira, Artesã e Repentista. A EGPCE estabeleceu uma relação entre os nomes e a missão de educação, o momento foi apresentado pela auditora fiscal adjunta da Secretaria da Fazenda e instrutora da EGPCE, Aurelina Farias.

A inauguração da galeria contou com as presenças da secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, dos secretários executivos da Seplag, Avilton Júnior, Auler Gomes e Naiana Corrêa, além do secretário executivo da Controladoria Geral do Estado (CGE), Marcelo de Sousa e do diretor-geral do Instituto Plácido Castelo, Luis Eduardo de Menezes. A banda da Polícia Militar do Ceará recebeu os convidados com grandes clássicos da Música Popular Brasileira.

 

Conheça as homenageadas

Lena Neiva – 2009 a 2014

Pedagoga, mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE, especialista em Planejamento Educacional pela UFC, em Gestão Escolar pela UDESC e em Dinâmicas Grupais pela UNIFOR. Atua na área de Educação há mais de 25 anos e em Gestão Pública há mais de 15 anos. Foi membro da equipe do Projeto Escolar nas Escolas Públicas para Avaliação de Rendimentos – SEDUC/MEC, assessora do Selo UNICEF. Atuou como gestora na SEDUC, onde além de exercer cargo de Supervisora de Núcleo, coordenou projetos interinstitucionais como Projeto Educação com Saúde em parceria com Escola de Saúde Pública/SESA, Comissão Interinstitucional de Educação Infantil, dentre outros.

Lúcia Siebra – 2015 a 2021

Licenciada e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em Psicoterapia pelo Centro de Vivências, especialista em Psicologia Organizacional e Consultoria de Processos pelo Centro de Vivências, mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração – FEA da Universidade de São Paulo – USP, doutora em Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria e Conservação do Patrimônio pela Universidade de Barcelona – UB, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC a partir de 1992. Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, de 2015 a 2021.

Priscilla Dias – 2021 e 2022

Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas – SENAC/SP (2021), especialista em Marketing pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2011), graduação em Design pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007), formação em Gestão de Negócios pelo SENAI/SC, principais áreas de atuação – Acadêmica: Educação Profissional: suporte de coordenação e professora; Educação em Instituições de Ensino Superior: Coordenação Curso Bacharelado em Design da Faculdade Maurício de Nassau –THE/PI, professora universitária, Consultora de Negócios e Marketing. Experiência na área Live Marketing e Trade Marketing.