Seplag, em parceria com a EGPCE, realiza oficinas para a construção do PPA 2024-2027

9 de maio de 2023 - 16:27 #

A Escola de Gestão Pública (EGPCE), foi parceira da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), na realização das oficinas da base estratégica para a construção do Plano Plurianual 2024-2027, que ocorreu entre os dias 2 e 9 de maio, na sede da EGPCE. As oficinas contaram com a participação de representantes de todas as setoriais do Governo do Ceará. As capacitações objetivaram definir temas para a construção dos respectivos indicadores do PPA. A partir de junho, a Seplag deverá iniciar o processo do PPA participativo em 14 municípios cearenses.

A sistemática das capacitações aconteceu com temas ligados aos módulos estratégico, programático e operacional. Cada etapa foi dividida em dois momentos, o primeiro deles foi o curso realizado no auditório da Seplag, que contou com um público de 250 participantes. Já o segundo, com público limitado, foram as oficinas que aconteceram na EGPCE e trataram do desdobramento dos temas discutidos no curso.

A EGPCE capacitou no primeiro módulo estratégico de oficinas, sete turmas com uma média de 40 pessoas em cada. Os cursistas absorveram conteúdo de 25 temas estratégicos discutidos em torno dos eixos temáticos definidos pelo Governo do Estado: O Ceará que Cuida, Educa e Valoriza as Pessoas, O Ceará que Inova, Produz e Trabalha, O Ceará que Preserva, Convive e Zela pelo Território e o Ceará que Participa, Planeja e Alcança Resultados.

A assistente técnica em Gestão para Resultados da Seplag e facilitadora de uma das turmas da oficina, Samara Trajano, explicou como funcionou a rotina das oficinas: “Foram dois dias de capacitação divididos em 4h/a cada, sendo o primeiro dia definido para tratar sobre a definição dos resultados dos temas da base estratégica e o segundo dia com foco na construção de indicadores dessas temáticas”, afirmou.

O secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, Cacique Jorge Tabajará, destacou a relevância da participação da sua pasta na formação. “Pela primeira vez na história do Ceará, estamos aqui para pensar em planos e estratégias para a elaboração do PPA. A Secretaria tem a importante missão de atuar junto ao Governo para que todas as políticas públicas consigam chegar com efetividade nos nossos territórios”, afirmou o cacique. A última etapa da formação do PPA, a operacional, está prevista para julho de 2023.