SIR em parceria com a EGPCE realiza Seminário Registro de Dados Raça/Cor/Etnia

16 de maio de 2023 - 15:12 # # #

Com o objetivo de ressaltar a importância do registro de dados para raça, cor e etnia, a Secretaria da Igualdade Racial, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE) e Secretaria do Planejamento e Gestão, promoveu, na tarde desta segunda-feira (15) o seminário “Registro de Dados e a Classificação Raça/Cor/Etnia nas Políticas Públicas.

“É urgente que o poder público promova esse debate mais profundo da questão racial e do que é ser negro no Brasil e no Ceará. Precisamos conversar com os técnicos de todas as pastas estaduais para que se tenha um olhar diferenciado no registro de dados relacionados à raça, cor e etnia”, ressaltou a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, na abertura do evento. Durante o seminário, a secretária destacou ainda a questão do racismo estrutural e da classificação das categorias para fins de pesquisa no Estado.

Durante a abertura, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, frisou a importância da temática abordada no Seminário. “Incluir essa discussão no cenário das políticas públicas é essencial, necessário e urgente. Nosso PPA será sensível à raça e gênero, é o primeiro do Ceará e do País que vai ter esse recorte voltado ao olhar das políticas públicas destinadas à raça e ao gênero. Isso é muito importante, pois nós somos um povo muito miscigenado. Por conta disso, precisamos nos conhecer para nos reconhecermos como parte de uma mesma sociedade. Não há mais espaço para qualquer nível de exclusão. E, às vezes, a exclusão ocorre pela desinformação. Muitas vezes, as pessoas não sabem se identificar no momento de responder às perguntas sobre raça e cor de pele. É um excelente momento para conhecermos, reconhecermos e aplicarmos esse recorte às nossas ações de políticas públicas, mas também às nossas contratações”, afirmou a secretária.

 

No evento, a coordenadora pedagógica da EGPCE, Josy Coelho, falou sobre a participação da EGPCE no evento “É com imensa satisfação que a Escola participa deste momento ímpar. Tenho certeza de que essa ocasião entrará para a história pela importância do tema. Nós estamos, a partir deste momento, transformando toda uma visão e porque não dizer uma cultura, somos gratos pela parceria na promoção da temática raça, cor e etnia”, ressaltou.

O evento contou com mais de 120 técnicos das secretarias estaduais e abordou ainda as questões de raça e gênero na composição do plano orçamentário do Governo do Ceará, para os próximos quatro anos.