EGPCE realiza a primeira Roda de Conversa Reflexiva – Inclusão e Diversidade: Como Fazer Acontecer?

22 de março de 2024 - 16:11 # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará cria o projeto Rodas de Conversas Reflexivas, que consiste na exposição de temáticas voltadas para a inclusão e para a diversidade, como também o respeito às diferenças, a fim dos participantes desenvolverem um olhar reflexivo ao próximo e a si mesmo.

As reuniões serão quinzenais, com duração de 1 hora e a metodologia utilizada é a prática de diálogos interativos por meio da escuta ativa. Em todos os encontros uma história será exposta e um consenso em grupo deve ser construído, com o intuito de criar possíveis ações individuais a serem exercidas, conforme os diferentes contextos.

No primeiro encontro, o respeito em relação à mulher na sociedade contemporânea, como no ambiente familiar e no âmbito profissional, foi exposto para os servidores e colaboradores da Escola, gerando um debate sobre esses desafios do cotidiano feminino. Com isso, a reflexão apresentada foi sobre qual papel, diante das diferentes situações, adotamos.

Para a colaboradora, Tatiana Nogueira, uma das responsáveis pela condução da ação: “O momento estimula e reconhece a potencialidade da fala livre, levando os participantes para o ato de pensar e de exercer a escuta sensível, como também, estimulando uma maior conscientização e reflexão sobre temáticas pertinentes.”

Nesse contexto, a EGPCE tem como meta apresentar essa Rodas de Conversas Reflexivas para outros órgãos estaduais, levando um modelo de implantação para cada organização, com o objetivo das instituições, por meio do seus setores de recursos humanos, darem continuidade ao projeto.