Comissão A3P da EGPCE participa do Seminário Ceará pelo Clima

19 de junho de 2024 - 14:38 #

A Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Escola de Gestão do Estado do Ceará (EGPCE) participou do Seminário “Ceará pelo Clima” nos dias 17 e 18 de junho. Evento de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), reuniu autoridades como o governador, Elmano de Freitas, a secretária da Sema, Vilma Freire, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, além de secretários de estado, parlamentares, ambientalistas, empresários, representantes de entidades públicas e privadas, estudantes e Agentes Jovens Ambientais (AJAs). O objetivo foi discutir as mudanças climáticas, seus impactos, soluções e a colaboração na formulação de uma agenda comum.

Durante a abertura do evento, o governador Elmano saudou ambientalistas, cientistas e povos indígenas, e convidou dois jovens do AJA ao palco para destacar o protagonismo da juventude durante seu mandato. Ele também mencionou que é o autor da lei que instituiu o Junho Ambiental, reconhecendo o trabalho do técnico, Genário Azevedo e do ex-secretário da SEMA, Artur Bruno, pela contribuição à ideia. Em seu discurso, enfatizou a importância de não priorizar o lucro sobre a sustentabilidade, defendendo a busca por uma vida abundante para todos.

O Seminário abordou seis eixos temáticos voltados para a Juventude e Crise Climática – Educação Ambiental para Ação Cidadã: Capacitando Jovens Líderes, Justiça Climática – Impactos do Racismo Ambiental, Financiamento Climático – Estratégias para Fortalecer as Políticas Públicas Estaduais, Vulnerabilidades Climáticas do Ceará – Mitigação e Adaptação, Resíduos e Economia Circular – Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Transição Energética Justa – A Liderança Cearense: Oportunidades e Desafios para Produção de Energia Verde.

Compareceram ao evento os integrantes da comissão A3P da EGPCE, a assessora técnica, Cinara Fernandes, a articuladora jurídica, Virgínia Brasil, a assessora especial da direção, Flávia Livino, a coordenadora pedagógica, Josy Coelho, e a assistente técnica do administrativo-financeiro, Vanessa Gabriela, além de demais representantes da Escola.