Governo do Ceará, em parceria com a Enap, lança trilhas de aprendizagem voltada para os municípios cearenses
31 de julho de 2024 - 12:21
Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), disponibiliza sete trilhas de aprendizagem personalizadas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para os servidores municipais cearenses. A parceria tem como objetivo capacitar e preparar servidores dos 184 municípios cearenses, nas áreas técnicas e de gestão governamental.
A iniciativa é resultante da assinatura do termo de cooperação, celebrado no mês de julho entre os órgãos: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por intermédio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC); e a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); além da Seplag e EGPCE.
Trilhas de Aprendizagem Personalizadas
As trilhas de aprendizagem são gratuitas e compostas por formações da Enap selecionadas para a gestão municipal, planejadas para abordar temáticas relevantes para a administração pública. As capacitações estarão disponíveis para inscrição na plataforma da EGPCE, na área do aluno, com previsão para a segunda quinzena de agosto de 2024. Os cursos das trilhas abordam os seguintes temas:
1. Inteligência Artificial no Dia a Dia – 8h/a
Esta trilha é voltada para a aplicação prática da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano, abordando desde a simplificação de tarefas diárias até questões éticas e avanços em inteligência artificial generativa. Ideal para profissionais que buscam entender e aplicar a IA de forma prática e ética em suas rotinas de trabalho.
2. Liderança de Equipes – 70h/a
Focada no desenvolvimento de habilidades de liderança, esta trilha aborda desde a gestão de equipes e resolução de conflitos até a comunicação não violenta. É essencial para quem deseja aprimorar suas competências de liderança, promover um ambiente de trabalho colaborativo e resolver conflitos de maneira eficaz.
3. Gestão de Projetos e Processos – 90h/a
Esta trilha oferece uma visão abrangente sobre a gestão de projetos e processos, com cursos que abordam produtividade, gerenciamento prático de projetos e introdução à gestão de processos. Ideal para profissionais que buscam aumentar a eficiência e eficácia na gestão de suas tarefas e projetos.
4. Inovação no Setor Público – 60h/a
Com foco na criatividade e inovação, esta trilha oferece cursos que incentivam a aplicação de novas ideias e tecnologias no serviço público. É perfeita para aqueles que desejam inovar na gestão de projetos e facilitar o dia a dia com novas tecnologias.
5. Transformação Digital nas Organizações Públicas – 65h/a
Voltada para a transformação digital no setor público, esta trilha abrange fundamentos e automação de processos até governança de dados. É ideal para profissionais que desejam realizar a transformação digital em suas organizações e melhorar a eficiência dos serviços públicos.
6. Gestão Fiscal – 50h/a
Focada na gestão fiscal municipal, esta trilha fala sobre a prestação de contas e qualidade da gestão fiscal, além da Lei de Responsabilidade Fiscal e o seu Novo Regimento. Essencial para servidores que buscam aprimorar suas competências em gestão fiscal e garantir a transparência e eficiência na administração dos recursos públicos.
7. Gestão de Recursos – 27h/a
Esta trilha aborda a ampliação das receitas municipais e o acesso a recursos federais, além de estratégias para aumentar a capacidade de investimentos dos municípios. É ideal para profissionais que buscam otimizar a gestão de recursos e promover o desenvolvimento econômico local.
Cada trilha é composta por três cursos. Os participantes recebem um certificado ao completar cada formação e ao concluir toda a trilha recebem também uma certificação completa emitida pela ENAP e EGPCE. As oportunidades fomentam habilidades e conhecimentos, contribuindo para a melhoria da gestão pública e o desenvolvimento dos municípios. Quando as capacitações forem disponibilizadas, daremos mais informações sobre como se inscrever.