EGPCE realiza oficina “Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero nas Instituições”

20 de agosto de 2024 - 16:46 # #

Compreender os instrumentos legais é essencial para garantir a proteção das mulheres contra diversas formas de violência, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com esse objetivo, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) realizou, nesta terça-feira (20), a “Oficina Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero nas Instituições”, com carga horária de 3 horas-aula. O momento instruiu agentes públicos estaduais sobre a legislação de proteção às mulheres e sensibilizá-los quanto à violência de gênero tanto no âmbito institucional quanto na sociedade em geral.

A secretária executiva da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade, conduziu a oficina e destacou a importância de abordar essa temática em sala de aula para os servidores públicos. Segundo ela, integrar o debate sobre violência de gênero no cotidiano dos participantes é essencial. Abordar essa questão na oficina, como parte das iniciativas promovidas pelo poder público, é um passo fundamental para fortalecer e efetivar as políticas de proteção às mulheres.

Durante o mês de agosto, conhecido como “Agosto Lilás”, várias ações e campanhas são realizadas em todo o Brasil para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Este mês é dedicado à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero, em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que representa um marco na luta pelos direitos das mulheres. A “Oficina Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero nas Instituições”, é uma das ações destinadas a promover um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres.