Governo do Ceará realiza abertura do “Seminário 18 anos Lei Maria da Penha” em parceria com o Ministério das Mulheres

26 de agosto de 2024 - 16:55 # #

  

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, realizou nesta segunda-feira (26), no Palácio da Abolição, a abertura do Seminário 18 Anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios. O momento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do ministro da Educação, Camilo Santana; da ativista Maria da Penha; dentre outras autoridades.

 

O seminário tem como objetivo destacar as conquistas alcançadas e discutir os desafios enfrentados ao longo dos 18 anos de implementação da Lei Maria da Penha. Este evento faz parte das ações do Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres.

No evento, a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou a importância do nome Maria da Penha como símbolo de proteção e segurança para todas as mulheres. Ela afirmou: “O nome Maria da Penha representa para todas as mulheres a certeza de que temos a segurança de uma lei que nos protege. Então, obrigada por tudo, pelas dores que suportou há 40 anos e pelas dores que suporta ainda agora, por tudo isso, a nossa homenagem”, afirma.

Durante sua fala, Elma de Freitas destacou a importância de discutir a violência contra as mulheres e reforçou o compromisso do governo com o tema: “É com muita alegria e muito orgulho que nós pautamos o tema da violência contra as mulheres e entendemos a necessidade de estruturar uma rede de enfrentamento à violência contra as mulheres”, disse o governador.

Jade Romero fez um apelo para que toda a população do estado se envolva na luta pelo Feminicídio Zero, enfatizando a importância desse compromisso coletivo. Ela também destacou o trabalho realizado pelo Ministério das Mulheres na reformulação do Ligue 180, que é o principal canal de denúncias e orientação para as mulheres em situação de violência. A secretária das Mulheres do Ceará ainda ressaltou o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Ceará e o Ministério das Mulheres, que visa estabelecer um fluxo eficiente para o envio, recebimento e monitoramento de denúncias feitas ao Ligue 180.

As gestoras da coordenadoria Pedagógica da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará compareceram ao evento.