EGPCE encerra série de ações em apoio ao Setembro Amarelo
2 de outubro de 2024 - 11:07 ##qualidadedevida ##saúdemental ##setembroamarelo
Com o objetivo de conscientizar servidores e colaboradores sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) encerrou, na tarde desta terça-feira (1), uma série de ações em apoio à campanha do Setembro Amarelo, com a palestra “Saúde Mental a Favor da Vida”, conduzida pela psicóloga e servidora da Secretaria da Fazenda, Dulce Ane Lucena.
A palestra teve como foco sensibilizar os participantes sobre a relevância do cuidado com a saúde mental, incentivando o diálogo aberto sobre o tema e a importância do acolhimento para pessoas em sofrimento psíquico. Como destacou o diretor da EGPCE, Carlos Eduardo, “Hoje trazemos à discussão um tema extremamente importante para nossas vidas, especialmente para aquelas famílias que já o enfrentaram, que é sério e se aprofunda cada vez mais na sociedade brasileira, assim como no mundo todo, em virtude do estilo de vida moderno”, disse.
Durante a palestra, Dulce Ane Lucena ressaltou: “Se antes a gente pensava que era algo distante, hoje vemos ocorrendo na nossa rua, na nossa instituição e, às vezes, até na nossa família. Não dá mais para ignorar. Mas, acredito que há várias maneiras de abordar o mesmo tema. E a minha forma preferida de falar sobre a prevenção ao suicídio é falar sobre a vida. Quanto mais valorizarmos o cuidado com a vida, quanto mais falarmos de resiliência, alegria, sonhos e projetos, acredito que essa seja uma das melhores maneiras de prevenir”, afirma.
Ações realizadas
Abrindo o mês de setembro, no dia 2, a EGPCE, por meio da Célula de Gestão de Pessoas, distribuiu cartões e fitinhas amarelas para servidores e colaboradores. A iniciativa tinha como propósito reforçar a mensagem da campanha, destacando que “Pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza”, além de promover o amor-próprio e o autocuidado entre os envolvidos.
Ainda como parte das ações da campanha, no dia 28, a Escola realizou a “Caminhada pela Vida”, promovida pelo Programa Saúde e Qualidade de Vida. A ação, organizada pelas representantes do setor de Gestão de Pessoas, Kamilla Brito e Ana Virgínia, ressaltou a relevância da campanha do Setembro Amarelo, além de destacar como a prática de atividade física e a alimentação saudável são fundamentais para o bem-estar mental. O evento também contou com alongamentos dirigidos pelo educador físico Wesley Moreira, uma mesa com alimentos saudáveis e suplementos esportivos, e a entrega de medalhas aos participantes.
A programação foi pensada para garantir bem-estar e promover diálogos necessários sobre a temática, seja para ajudar ou ser ajudado. Se você ou alguém que você conhece estiver precisando de apoio emocional, não hesite em procurar ajuda. O Centro de Valorização da Vida está disponível 24 horas por dia, todos os dias, pelo número 188. Sua saúde mental é prioridade. Cuide de si!