EGPCE realiza curso presencial para 8 Estados do Brasil

16 de dezembro de 2024 - 16:00 # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará realizou o curso Primeiros Socorros Psicológicos para servidores e colaboradores estaduais do Brasil. O objetivo da formação foi preparar os participantes a prestarem os primeiros socorros psicológicos nos contextos de crises, estresse agudo, agitação psicomotora e ocorrências da natureza.

O conteúdo programático abordou comunicação de notícias adversas, aplicabilidade do PSP para autistas e neurodivergentes, tipos de desastres e reações humanas em situação de crise, além de exercícios práticos. A metodologia utilizada contou com simulação de situações do cotidiano, além da realização de uma prova que sintetizava todo o conteúdo lecionado.

Para a servidora Alana Bayer, chefe do serviço de gestão de pessoas da Penitenciária Federal de Brasília : “O curso nos ofereceu ferramentas práticas e lúdicas, além de teoria, para que consigamos enfrentar, acolher o nosso colega, o nosso indivíduo da sociedade, frente a uma situação, uma identificação de uma situação de crise emocional.” Ela, ainda, afirma que a formação é extremamente necessária, uma vez que possibilita o preparo necessário para quem lida com contextos psicológicos.

Entre os estados que estiveram presentes na formação encontrava-se servidores das seguintes regiões: Brasília, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará.

O curso presencial foi lecionado pelo tenente-coronel Edir Paixão, coordenador do curso de Primeiros Socorros Psicológicos do CBMCE, Paulo Roberto Rabelo, coordenador da Coordenadoria de Monitoração Eletrônica de Pessoas e pelo sargento Luiz Henrique Amorim, professor do CMCB e da AESP, guarda-vidas da CSMAR e socorrista do SAMU. A formação totalizou 20h/a.