EGPCE encerra curso “Feedbacks Eficazes” voltado para servidores públicos

11 de abril de 2025 - 16:50 # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) encerrou, nesta sexta-feira (11), a primeira turma do curso “Feedbacks Eficazes”, formação voltada especialmente para servidores públicos do Governo do Estado do Ceará. Com carga horária de 20 horas-aula, o curso integra o eixo temático de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e teve como proposta fortalecer a cultura do feedback construtivo no serviço público, orientando os profissionais sobre ferramentas estratégicas de desenvolvimento profissional e de melhoria da comunicação interpessoal nas equipes.

Ministrado pela servidora da Secretaria da Fazenda, Maria Iara Henrique Palácio, especialista em Psicologia Organizacional e mestre em Economia do Setor Público, o curso foi ofertado na modalidade presencial, nas instalações da EGPCE.  

Durante os encontros, os participantes tiveram acesso a conteúdos como os princípios eficazes, técnicas e métodos, além de atividades práticas. A metodologia adotada foi participativa, com dinâmicas em grupo, estudo de textos, exibição de filmes e discussão, promovendo o engajamento e a troca de experiências entre os profissionais.

Presente na formação, o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) ressaltou a importância da iniciativa. “É muito interessante para mim ver a Escola de Gestão Pública, cumprir um papel tão importante que é o desenvolvimento do servidor público. O curso  é extremamente importante porque aborda uma temática essencial para que as organizações possam desempenhar no quesito gestão de pessoas. A gente percebe que o objetivo é cuidar das pessoas e garantir motivação, bem-estar e um ambiente organizacional saudável e seguro. É uma formação que deveria ser itinerante, porque multiplicada em outras instituições, pode gerar mudanças significativas nas relações interpessoais e no clima de trabalho”, destacou.

Kamilla Brito, representante da área de Gestão de Pessoas da EGPCE, também comentou sobre a importância da formação. “Falar sobre feedback é falar sobre um dos principais pilares das relações saudáveis no ambiente de trabalho. Essa ferramenta tem o poder de construir pontes, alinhar expectativas, prevenir conflitos e potencializar o desempenho das equipes. É uma formação estratégica para qualquer instituição que deseja promover ambientes mais éticos, colaborativos e voltados para resultados”, afirmou.

A iniciativa fortaleceu  a gestão pública por meio da qualificação contínua de seus servidores, estimulando práticas que valorizam o diálogo, a escuta ativa e o desenvolvimento humano nas instituições.