EGPCE e SMPA lançam EGPET, programa de iniciativas para a proteção animal

24 de abril de 2025 - 19:12 # # #

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, juntamente com a Secretaria Municipal de Proteção Animal de Fortaleza, nesta quarta-feira (23), assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, na sede da EGPCE, para lançar o programa EGPET.

A iniciativa é voltada ao bem-estar animal, promovendo uma série de ações direcionadas à saúde e qualidade de vida dos gatos e cachorros em situação de vulnerabilidade. O projeto terá como foco o cuidado com os animais que circulam nas dependências das instituições localizadas no Centro Administrativo do Cambeba. A proposta reforça a mobilização dos órgãos públicos e do voluntariado para efetivar o compromisso social das instituições com práticas sustentáveis, éticas e responsáveis.

Nesse contexto, entre as ações previstas, encontra-se:
-Castração: Ação preventiva essencial para o controle populacional dos animais, evitando crias indesejadas e reduzindo o abandono.
-Vermifugação: Tratamento regular para eliminar vermes e parasitas, garantindo a saúde dos animais e prevenindo doenças transmissíveis.
-Vacinação: Aplicação de vacinas essenciais, protegendo os animais contra doenças graves e contribuindo para a saúde pública.
-Alimentação: Distribuição e arrecadação de rações.


Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, o objetivo deste primeiro encontro foi promover uma sensibilização, identificando os possíveis cuidadores de animais localizados no condomínio Cambeba, constituindo um núcleo de apoio organizado pela EGPCE, a fim de proporcionar melhores condições para realização do trabalho voluntário.

O evento de lançamento contou com a oficina “Proteção e Segurança para os Animais”, que teve como participantes a coordenadora da ONG Abrace, Rina Esmeraldo, o secretário municipal de Proteção Animal, Apollo Vicz, a advogada animalista, Cinthia Belino, o médico veterinário, Jefferson de Freitas, e a coordenadora técnica da SMPA, Fabiana Valente.

Após a oficina, representantes das instituições percorreram os espaços do Centro Administrativo identificando alguns locais estratégicos para efetivação das futuras ações.

A iniciativa faz parte da programação semanal de comemoração dos 16 anos da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, como também em alusão a temática do Abril Laranja, mês referente à proteção animal.