Caravana Ceará Um Só chega ao Vale do Jaguaribe para fortalecer a gestão pública
15 de maio de 2025 - 09:37 ##Caravana Ceará Um Só ##Ceará um só ##Governança interfederativa
Temas relevantes para melhorar a gestão pública e impactar a qualidade de vida dos cidadãos cearenses – como a recepção da reforma tributária, a previdência municipal e a captação de recursos não onerosos – foram apresentados aos prefeitos dos municípios cearenses da região do Vale do Jaguaribe nesta quarta-feira (14), durante a Caravana Ceará Um Só. A iniciativa, liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), está percorrendo todo o território cearense com o objetivo de qualificar gestores e técnicos municipais para acelerar e uniformizar o desenvolvimento socioeconômico estadual, além de gerar mais oportunidades para a população.
Ocorrido no município de Russas, o encontro desta quarta-feira foi mais uma oportunidade para disseminar conhecimentos, trocar experiências e estreitar laços entre o Governo do Ceará e as gestões municipais, reforçando que os êxitos locais ecoam por toda a sociedade cearense. “A Caravana Ceará Um Só se dá em uma construção de compartilhamento e cooperação. O Ceará tem uma trajetória de sucesso na colaboração entre os governos estadual e municipal. Os avanços na educação, por exemplo, foram alcançados em parceria com os municípios. O governador Elmano nos orientou a seguir esse caminho no que diz respeito à gestão e à governança”, disse o titular da Seplag-CE, Alexandre Cialdini, na abertura do evento, realizado na Escola de Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Jeová Costa Lima.
O prefeito do município de Russas, Sávio Gurgel, enalteceu a iniciativa e agradeceu a oportunidade de sediar um “momento importante” para desenvolver projetos para o futuro dos municípios da região. “É um privilégio sediar a Caravana. Iniciativas como essa fortalecem muito a união dos prefeitos. Nosso governador Elmano de Freitas teve essa visão de capacitar, apoiar e promover a troca de experiências entre os gestores. Precisamos de momentos como esse”, afirmou.
Disseminação do conhecimento
O diretor da EGPCE, Saulo Braga, reforçou que a Escola está de portas abertas para colaborar com a qualificação dos gestores e técnicos municipais não apenas do Ceará, mas de todo o Brasil. Por meio de sua plataforma virtual, a EGPCE oferta uma série de cursos na modalidade de Ensino a Distância com temas voltados para as demandas da administração pública.
“Os ensinamentos compartilhados durante as oficinas técnicas da Caravana Ceará Um Só também serão disponibilizados de forma gratuita para todos os interessados por meio da plataforma de ensino virtual da EGPCE. Vamos compilar essas informações e criar uma trilha de aprendizagem voltada para os gestores públicos municipais”, informou Saulo Braga.
Crédito para crescer
A abertura do evento também teve a participação do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ravel Mendonça, representando a superintendente estadual do BNB para o Ceará. Na ocasião, ele destacou os principais resultados do maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e reforçou que o BNB está disponível para contribuir com o avanço dos municípios.
Organização
O presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira, abordou a importância do planejamento e da organização municipal para a implementação de políticas públicas exitosas que atendam às demandas da sociedade.
“O prefeito tem a imensa responsabilidade de resolver as demandas sociais, mas a disponibilidade de recursos para que realize essas tarefas é cada vez menor, o que dificulta o trabalho. Se o município não estiver minimamente organizado, nada anda do ponto de vista corporativo. É importante, por exemplo, entender onde existem recursos disponíveis, saber como captá-los e ver formas de melhorar a capacidade de pagamento do município”, declarou Oliveira, lembrando a tradição cearense de discutir gestão pública.
Gestão fortalecida
Para o coordenador de Turismo do município de Russas, Tiago Araújo, a Caravana Ceará Um Só foi um momento de grande valor para o fortalecimento dos municípios do Vale do Jaguaribe. “Ações assim fortalecem a parceria entre os municípios. Foi uma grande oportunidade para os municípios do Vale do Jaguaribe se unirem para planejar e pensar o futuro. As oficinas contribuíram para fortalecer as gestões municipais e ajudá-las a se organizarem para a realização de um trabalho bem planejado, coerente e correto”, apontou.
Presenças
Também estiveram no evento prefeita de Limoeiro do Norte, Dilmara Silva; prefeita de Morada Nova, Naiara Castro; prefeito de Palhano, José do Lalá; prefeito de Iracema, Celso Gomes; prefeito de Quixeré, Toinho do Banco; prefeito de Ereré, Glauber Holanda; vice-prefeita de Jaguaribara, Mazé Martins; secretário Executivo de Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto de Sousa; secretária geral do Conselho de Educação do Ceará, Aurila Maia, representando a presidente do Conselho, Ada Pimentel; diretor do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Jorge de Sousa; delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Vale do Jaguaribe, Iranir de Lima; presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Samuel Isidoro; e gerente do BNB de Russas, Tiago Arruda.
Na ocasião, também foram firmados termos de cooperação com a EGPCE para a formação de gestores municipais.
Parceiros
O programa de governança interfederativa Ceará Um Só e a Caravana contam com parceiros relevantes como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE); a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); o Centro de Ensino Tecnológico (Centec); e o programa Ceará Sem Fome.
Texto e imagens: Ascom Seplag