EGPCE participa de oficina de Governança Interfederativa, em Fórum Internacional
14 de junho de 2025 - 07:47
Na manhã desta sexta-feira (13), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participou do Triplo Fórum Internacional de Governança do Sul Global, que tem como temática os novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital.
Nesse contexto, o gestor da Seplag, Alexandre Cialdini, ministrou a oficina “A Governança Interfederativa: O programa Ceará um só”, onde destacou a necessidade de interligar cada vez mais os municípios cearenses ao Governo do Estado, a fim de possibilitar um desenvolvimento estratégico às macrorregiões, por meio do diálogo e da utilização de dados concretos.
Para o gestor máximo da Seplag: “O programa Ceará Um Só tem um elemento fundamental no novo institucionalismo econômico, é elemento fundamental na administração pública. Ele une a geografia territorial, ele une o direito administrativo tributário, ele une a ciência da administração, ele une a economia. “ Em um país de dimensões continentais como o Brasil, você não tem como administrar de modo efetivo sem uma governança interfederativa, que descentraliza a governança, gerando resultados, afirma o secretário.
Além disso, foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as ferramentas que podem contribuir para esse novo modelo de governança. Inicialmente, o API de Dados Agregados do órgão, que oferece acesso programático a informações estatísticas organizadas por pesquisas e censos da inscrição, podendo consultar dados agregados por período, assunto, classificação e nível geográfico. Junto a isso, a Base de Faces de Logradouros do Brasil foi exposto, que traz uma representação digital das linhas que simbolizam os arruamentos das áreas urbanas, de extensão urbana e dos maiores aglomerados rurais dos municípios brasileiros. Por fim, o “IBGE Cidades” foi apresentado, sendo um meio que oferece informações detalhadas sobre todos os municípios brasileiros, incluindo dados demográficos, econômicos e sociais, sendo uma ferramenta útil para consultas rápidas e análises preliminares.
O objetivo da oficina foi trocar informações e experiências de gestão, entre Seplag e IBGE, apresentando os caminhos desenvolvidos e as ações que estão sendo realizadas, com o fito de fortalecer e possibilitar meios que fortaleçam esse novo modelo de gestão.