EGPCE entrega relatório de Prestação de Contas Anual 2024
27 de junho de 2025 - 17:04
A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará concluiu na manhã desta sexta-feira (27), sua Prestação de Contas de Gestão referente ao exercício de 2024 e enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) dentro do prazo estabelecido pela legislação.
O envio ocorreu no dia 27/06/2025, por meio da plataforma oficial do TCE, cumprindo todas as exigências legais e normativas para a transparência na administração pública.
A prestação de contas é uma obrigação constitucional que tem como objetivo demonstrar como foram aplicados os recursos públicos ao longo do ano, garantindo a transparência, o controle social e a responsabilidade na gestão.
O diretor da EGPCE, Saulo Braga, pontuou que “cumprir com a Prestação de Contas é mais que uma obrigação legal, é um compromisso da gestão com a transparência, o uso planejado e eficiente do recurso público. Compromisso esse, alinhado com a nobre missão da EGP de desenvolver a gestão pública e fortalecer políticas públicas por meio do conhecimento, disseminação de boas práticas e formação de servidores, visando aprimorar processos, desenvolver habilidades, reforçar valores e formar lideranças inovadoras com foco na melhoria dos serviços prestados ao cidadão”.
O sistema Ágora é composto por 15 módulos integrados, que abrangem as principais áreas da administração pública, garantindo controle, transparência e rastreabilidade das informações. São eles: Dados Gerais, Rol de Responsáveis, Controle Interno, Contabilidade, Orçamento, Contratos, Licitações, Transferências Voluntárias, Contratos de Gestão, Tomada de Conta Especial, Pessoal, Monitoramento de Decisões, Gestão de Materiais e Patrimônio, Peças Processuais e Rol de Assinantes. Cada módulo contribui para o fortalecimento da governança, da integridade institucional e da atuação articulada dos órgãos de controle.
A Prestação de Contas de Gestão contempla informações detalhadas sobre a execução orçamentária, a aplicação dos recursos públicos, os resultados alcançados e as ações desenvolvidas no exercício de 2024. O documento evidencia o alinhamento entre as diretrizes estratégicas da Escola de Gestão Pública e os princípios da boa governança, reforçando a atuação responsável, transparente e eficiente da instituição.
Esse processo é também uma oportunidade de fortalecer o diálogo com os órgãos de controle e com a sociedade, consolidando a cultura da integridade e da accountability no setor público. Por meio da transparência ativa, a EGPCE reafirma seu papel como instituição estratégica do Governo do Estado na formação de servidores e na qualificação da gestão pública, com foco na entrega de valor público e no fortalecimento das políticas públicas estaduais.