EGPCE realiza balanço de ações do primeiro semestre de 2025
28 de julho de 2025 - 14:11
Em julho, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, destacando números expressivos e a crescente demanda por suas iniciativas de formação e modernização. No primeiro semestre, a Escola alcançou 291.052 visualizações em seus cursos, conforme dados do Google Analytics, e registrou 39.823 inscritos por meio do EGPCE Virtual.
Desse total, as inscrições se distribuíram da seguinte forma:
Servidores estaduais: 26.368
Sociedade civil: 6.662
Servidores municipais: 6.406
Servidores federais: 387
A EGPCE contabilizou 340 formações em todas as modalidades, chegando a alcançar a marca de 87% das solicitações atendidas. Entre as áreas mais procuradas estiveram a “Governança Fiscal Interfederativa”, a “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” e a “Reforma Tributária”, que geraram, respectivamente, 238, 142 e 203 inscrições.
Além das formações online, a EGPCE também impulsionou iniciativas presenciais, como o programa “Ceará Um Só”, promovido em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), com a realização da Caravana que atingiu 1.662 inscrições em seis das 14 regiões de planejamento do Ceará. Outro produto do programa foi a produção e distribuição da obra Ceará Um Só – Governança Interfederativa em Discussão, que foi bem recebida pelo público.
A EGPCE registrou também 2.968 inscrições no curso de extensão “Gestão e Governança Fiscal Interfederativa Eficaz”, voltado para servidores públicos, empreendedores, profissionais e estudantes das áreas de Ciências Contábeis, Economia e Administração, promovido em parceria com Seplag-CE e a Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Em relação às temáticas fiscais, a EGPCE registrou 238 inscrições em cursos voltados para a “Captação de Recursos” e 194 inscrições no curso de “Destinação do Imposto de Renda”. Ofereceu também, programas no combate à irregularidade fiscal, com 242 inscritos no curso “Prevenção de Irregularidades junto ao TCE/Gestão de Riscos”.
O diretor da EGPCE, Saulo Braga, comentou sobre o impacto dessas ações:
“O aumento das inscrições e a diversificação dos cursos oferecidos mostram que estamos no caminho certo ao proporcionar aos servidores as ferramentas necessárias para aprimorar suas funções. Nosso foco é garantir a formação constante e contribuir para um serviço público mais eficiente e alinhado com as necessidades da sociedade”, afirmou.
Com o sucesso das iniciativas, a EGPCE segue como um polo de educação corporativa, desempenhando papel relevante na formação de servidores públicos e na melhoria da gestão pública no estado do Ceará.